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dc.contributor.advisorAguiar, Ana Raquel Rodrigues da Costa-
dc.contributor.advisorSilva, Maria de La Salete Coelho da Rocha Pereira da-
dc.contributor.authorGraça, Ana Rita Pinto dos Santos-
dc.date.accessioned2023-02-22T11:44:43Z-
dc.date.available2023-02-22T11:44:43Z-
dc.date.issued2023-01-31-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/3213-
dc.descriptionRelatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelopt_PT
dc.description.abstractEste relatório resulta de um trabalho realizado na unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. A investigação apresentada centra-se no Domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita, e na área de Formação Pessoal e Social, cruzando com o Referencial de Educação para o Desenvolvimento. Tendo como base a importância da diversidade e da inclusão, procurou-se trabalhar estes conceitos em contexto de Educação pré-Escolar, através da riqueza proporcionada pela exploração de textos no âmbito da literatura infantil. Neste sentido, formularam-se as seguintes questões de investigação: i) Qual a perceção da educadora e dos encarregados de educação sobre a importância da leitura na Educação Pré-Escolar?; ii) Que estratégias, no âmbito da exploração de histórias, valorizam a Diversidade em contexto da Educação Pré-Escolar?; iii) Que representações têm as crianças em idade pré-escolar sobre a Diversidade?, que corresponderam aos seguintes objetivos: 1.Conhecer a perceção da educadora e dos encarregados de educação sobre a importância da leitura na Educação Pré-Escolar; 2. Apresentar um conjunto de estratégias associadas à exploração de histórias, valorizando a Diversidade; 3. Conhecer as representações das crianças sobre Diversidade. Desta forma, optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa, com design de estudo de caso. Como instrumentos de recolha de dados, destacam-se a observação, o questionário, a entrevista, os documentos dos participantes e registos audiovisuais (áudios, fotografias e vídeos). Concluída a análise dos dados, é possível inferir que as representações das crianças sobre a diversidade são assentes em sentimentos e atitudes bastante valorativas, com base no respeito, na empatia e na curiosidade positiva. Este estudo revela as potencialidades da literatura infantil na abordagem de temas intrinsecamente ligados à cidadania.pt_PT
dc.description.abstractThis report is the result of a work carried out in the course of Supervised Teaching Practice, part of the Masters’ Degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education of the Higher School of Education of the Polytechnic Institute of Viana do Castelo. The research presented here focuses on Oral Language and Written Approach, and on the Personal and Social Training area, crossing with the Guidelines for Development Education. Based on the importance of diversity and inclusion, the aim was to work on these concepts in the context of pre-school education, through the richness provided by the exploration of texts within the scope of children's literature. In this sense, the following research questions were formulated: i) What is the perception of the educator and the parents about the importance of reading in Pre-School Education? ; ii) What strategies, in the context of story exploration, value Diversity in Pre-School Education?; iii) What representations do pre-school children have about Diversity?, which corresponded to the following objectives: To know the educator's and the parents' perception about the importance of reading in Pre-School Education; 2. To present a set of strategies associated to the exploration of stories, valuing Diversity; 3. To know the children's representations about Diversity. and 2. Present a set of strategies associated to the exploration of stories, valuing Diversity. For that, a qualitative methodology with a case study design was chosen. As instruments of data collection, we highlight the observation, the questionnaire, the interview, the participants' documents and audiovisual records (audios, photographs and videos). After having analysed the data, it was possible to infer that children's representations of diversity are based on feelings and attitudes that are highly valued, based on respect, empathy and positive curiosity. This study reveals the potential of children's literature in addressing issues intrinsically linked to citizenship.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectCidadania globalpt_PT
dc.subjectDiversidadept_PT
dc.subjectLiteratura infantilpt_PT
dc.subjectEducação Pré-escolarpt_PT
dc.subjectGlobal citizenshippt_PT
dc.subjectDiversitypt_PT
dc.subjectChildren’s Literaturept_PT
dc.subjectPreschool educationpt_PT
dc.titleEducar para a diversidade na Educação Pré-escolar: relato de uma experiênciapt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
thesis.degree.levelMestrept_PT
thesis.degree.disciplineEducação - Formação de Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico (1.º ciclo)pt_PT
dc.identifier.tid203230353pt_PT
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

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