Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3265
Title: A utilização de recursos tecnológicos na aprendizagem da matemática: uma experiência no Pré-Escolar
Authors: Fernandes, Maria de Fátima Pereira de Sousa Lima
Pontes, Cristiana Rodrigues
Keywords: Aprendizagem da matemática
Geometria
Pensamento espacial
Recursos tecnológicos
Educação Pré-Escolar
Mathematics learning
Geometry
Spatial thinking
Technological resources
Preschool Education
Issue Date: 13-Mar-2023
Abstract: Este relatório foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, do curso de Mestrado de Ensino em Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Encontra-se organizado em três partes: na primeira faz-se a caracterização dos contextos educativos nos quais se realizaram as intervenções didáticas; na segunda parte apresenta-se o estudo realizado no contexto de Educação Pré-escolar; e, para finalizar, na terceira parte faz-se uma reflexão final acerca da Prática de Ensino Supervisionada. O estudo a que se refere a segunda parte tem em vista compreender a influência dos recursos tecnológicos na aprendizagem da matemática na Educação Pré-Escolar. Para nortear o estudo, foram formuladas três questões de investigação: (1) Como se caracteriza o desempenho das crianças na realização de tarefas que envolvem o pensamento espacial e o manuseamento de recursos tecnológicos? (2) Que dificuldades manifestam as crianças relativamente às tarefas propostas? (3) Como reagem as crianças a estas tarefas? De que modo essas reações e as aprendizagens são influenciadas pela utilização dos recursos tecnológicos? Para dar resposta a estas questões, foi criado e implementado, pela investigadora, um conjunto de tarefas com um grupo de crianças do Pré-escolar. Seguiu-se uma metodologia de investigação qualitativa, com um design de estudo de caso. Os dados foram recolhidos através de observação participante, com registos sob a forma de notas de campo, fotografias, registos em áudio e vídeo e documentos escritos. A análise de dados ajudou a perceber que as crianças desenvolveram conhecimento matemático relacionado não só com a visualização e a orientação espacial, mas também com formas geométricas, contagens e com quantidades, distâncias e tamanhos relativos, evidenciando também desenvolvimento de várias capacidades transversais. Construíram ainda conhecimento na área do conhecimento do mundo sobre diversos recursos tecnológicos e desenvolveram competências de manuseamento desses recursos. As crianças manifestaram dificuldades diversas, que em matemática se relacionam, essencialmente, com conceitos e ideias ainda não consolidadas. Na área de conhecimento do mundo as dificuldades relacionam-se com o manuseamento e a exploração das potencialidades dos instrumentos, que podem estar associadas à falta de experiências anteriores das crianças com esses instrumentos. De uma forma transversal às áreas trabalhadas, foram frequentes as dificuldades de comunicação oral. Observaram-se reações diversas, a maioria relacionadas com a curiosidade, o entusiasmo e o interesse, embora se tenham registado episódios de ansiedade e de frustração. Estas reações decorrem, fundamentalmente, da exploração dos recursos tecnológicos e tiveram implicações nas diversas aprendizagens, uma vez que as crianças ficaram mais predispostas a realizar as tarefas, envolveram-se nas resoluções de uma forma natural e em situações de frustração, elas persistiram, procurando ajuda ou fazendo novas tentativas.
This report was developed within the scope of the curricular unit of Supervised Teaching Practice, of the Master's course in Teaching in Preschool and 1st Cycle of Basic Education. It is organized in three parts: the first characterizes the educational contexts in which the didactic interventions were carried out; the second part presents the study carried out in the context of Preschool Education; and, finally, in the third part, a final reflection is made on the Practice of Supervised Teaching. The study referred to in the second part aims to understand the influence of technological resources on the learning of mathematics in Pre-School Education. To guide the study, three research questions were formulated: (1) How is the performance of children characterized in carrying out tasks that involve spatial thinking and handling technological resources?; (2) What difficulties do the children show in relation to the proposed tasks?; (3) How are children's reactions and math learning influenced by the use of technological resources? To answer these questions, the researcher created and implemented a set of tasks for a group of pre-school children. A qualitative research methodology was followed, with a case study design. Data were collected through participant observation, with records in the form of field notes, photography, audio and video recordings and written documents. Data analysis helped to realize that children developed mathematical knowledge related not only to visualization and spatial orientation, but also to geometric shapes, counting and quantities, distances and relative sizes, also showing the development of various transversal abilities. They also built knowledge in the area of world knowledge about various technological resources and developed skills in handling these resources. The children showed different difficulties, which in mathematics are essentially related to concepts and ideas that have not yet been consolidated. In the area of knowledge of the world, the difficulties are related to the handling and exploration of the potential of the instruments, which may be associated with the lack of previous experiences of the children with these instruments. Transversely to the areas worked on, difficulties in terms of oral communication were frequent. Different reactions were observed, mostly related to curiosity, enthusiasm and interest, although there were episodes of anxiety and frustration. These reactions stem, fundamentally, from the exploration of technological resources and had implications for the various learning processes, since the children were more predisposed to carry out the tasks, became involved in resolutions in a natural way and in situations of frustration, they persisted in seeking help or making new attempts.
Description: Relatório Final da Prática de Ensino Supervisionada, Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo de Ensino Básico, Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3265
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cristiana_Pontes.pdf2.52 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.