Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3268
Title: Escola “amiga dos animais”: proposta didática para alunos do 3.º ano de escolaridade
Authors: Oliveira, Joana Maria Guimarães de
Matos, Salomé Isabel Gomes
Keywords: Animais polinizadores
Insetos
Polinização
1.º ciclo do ensino básico
Pollinating animals
Insects
Pollination
Primary education
Issue Date: 20-Mar-2023
Abstract: O presente relatório desenvolveu-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. O relatório encontra-se dividido em três partes. A biodiversidade é fundamental para a manutenção da vida na Terra, proporcionando vários serviços ecossistémicos. Os animais polinizadores são seres vivos chave, responsáveis pela reprodução da maioria das plantas Angiospérmicas e têm um papel fundamental na produção de alimento. É importante que as crianças, desde cedo, contactem diretamente com animais da fauna local, para estabelecerem relações positivas que promovam comportamentos de proteção das espécies. Neste sentido, desenvolveu-se um estudo com dezanove crianças do 3.º ano de escolaridade que pretendeu dar respostas às seguintes questões de investigação: Quais os conhecimentos e sentimentos de alunos do 3.º ano sobre animais que podem encontrar na sua escola?; Que ideias têm alunos do 3.º ano para tornar a sua escola mais “amiga dos animais”?; Como se caracteriza a participação dos alunos nas atividades e construções?. Foi elaborada uma proposta didática constituída por seis atividades que permitiu aos alunos recolher, observar e identificar animais no espaço exterior da escola, investigar formas de melhorar a vida dos polinizadores, elaborar construções amigas dos insetos e observar interações dos insetos com os materiais elaborados. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa, usando-se como métodos e técnicas de recolha de dados a observação, as entrevistas, os registos dos alunos e os registos áudio e fotografia. Após a realização das atividades, os alunos aumentaram os seus conhecimentos sobre os insetos e a polinização, mostraram maior empatia e interesse pela sua preservação. Construíram um hotel de insetos, um jardim polinizador e observaram alguns animais nestes espaços. A proposta didática mostrou motivar os alunos em todos os momentos de aprendizagem.
This report was developed within the scope of the curricular unit of Supervised Teaching Practice of the Master in Pre-School and Primary School Education of the School of Education of the Polytechnic Institute of Viana do Castelo. The report is divided into three parts. Biodiversity is essential for sustaining life on Earth, providing various ecosystem services. Pollinator animals are key living beings, responsible for the reproduction of angiosperm plants and have a fundamental role in food production. It is important that children, from an early age, have direct contact with animals from the local fauna, in order to establish positive relationships that promote pro-environmental behavior to protect the species. In this sense, a study was carried out with nineteen children in the 3rd year of schooling, which sought to provide answers to the following research questions: What are the knowledge and feelings of 3rd year students about animals that they can find at their school?; What ideas do 3rd year students have to make their school more “animal friendly”?; How is the participation of students in activities and constructions characterized? A didactic proposal consisting of six activities was elaborated that allowed students to collect, observe and identify animals outside the school, investigate ways to improve the life of pollinators, create insect-friendly constructions and observe interactions between insects and the materials produced. The methodology as a qualitative nature, using observation, interviews, student records, audio recordings and photography as data collection methods and techniques. After carrying out the activities, the students increased their knowledge about insects and pollination, showed greater empathy and interest in their preservation. They built an insect hotel, a pollinator garden and observed some animals in these spaces. The didactic proposal proved to motivate students at all learning moments.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3268
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Salome_Matos.pdf4.09 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.