Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3271
Title: As TIC e o desenvolvimento do pensamento crítico no ensino e aprendizagem do Português
Authors: Vale, Maria Isabel Piteira do
Ramos, Maria Fernanda Fernandes Monteiro
Keywords: Pensamento crítico
Argumentação
TIC
Redes sociais
Português
Envolvimento
Colaboração
Critical thinking
Argumentation
ICT
Social networks
Portuguese
Engagement
Collaboration
Issue Date: 24-Feb-2023
Abstract: Tendo em conta as inovações e avanços tecnológicos, as organizações internacionais, tais como Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico e o Fundo Monetário Internacional, recomendam o desenvolvimento de metacompetências, tais como o Pensamento Crítico (PC), imprescindíveis para o acompanhamento das mudanças económicas, sociais e políticas e a sustentabilidade da democracia e meio ambiente. O ensino, enquanto pilar fundamental da formação dos alunos, deve ser a bússola orientadora no estímulo do PC, não só para formar bons cidadãos, mas para prepará-los para o futuro. Em consonância com esta conjuntura, as orientações curriculares e programáticas, tais como o Perfil do aluno e as Aprendizagens Essenciais, focam-se nestes princípios ideológicos. Constituindo a argumentação uma dimensão integrante do PC, na disciplina de Português é expectável que o aluno mobilize argumentos, objeções e exemplos que conduzam à eficácia argumentativa solicitada nos géneros textuais a serem abordados no secundário: o texto de opinião e de apreciação crítica. Por outro lado, a aprendizagem ativa, que implica um maior envolvimento do aluno, é fomentadora do PC. As TIC, por sua vez, sobretudo as redes sociais, enquanto promotoras da interação discursiva, dialética e social podem desempenhar um papel relevante na partilha, reflexão, confrontação e tomada de posições. Alicerçado nestas ideias, pretende-se com este estudo compreender de que modo as TIC, e em particular as redes sociais, podem contribuir para o desenvolvimento do PC na disciplina de Português em alunos do 11º ano de escolaridade, permitindo caracterizar o seu desempenho quanto à eficácia argumentativa bem como o envolvimento comportamental, afetivo e cognitivo em tarefas realizadas em ambientes digitais. Para tal, optou-se, dentro do paradigma interpretativo, por realizar uma investigação qualitativa, concretizada num design de estudo de caso de dois alunos-caso, os casos A e B. Privilegiou-se uma recolha de dados com base em observações, questionários, entrevistas e documentos variados, em particular os produzidos pelos alunos em contexto digital. Da análise dos dados pode-se concluir que um dos casos, o caso A, teve um excelente desempenho, participando ativamente na formulação de opiniões, fundamentadas em dados credíveis, demonstrando disposições de mente aberta e flexível. Já o caso B também mobilizou muitos argumentos, ainda que nem sempre com critério de aceitabilidade e pertinência quando não foram sustentados na pesquisa. No cômputo geral, ambos os casos evidenciaram eficácia argumentativa e PC. Quanto ao envolvimento comportamental e afetivo, ambos os casos demonstraram interesse, foco, responsabilidade e persistência na execução das tarefas, evidenciando elevada motivação e empenho. O trabalho de grupo potenciou a aprendizagem colaborativa que fomentou a autoconfiança, a partilha, a cooperação e a socialização. A nível cognitivo, os casos desenvolveram o questionamento reflexivo, a resolução de problemas e a argumentação sustentados em argumentos enquadrados no critério de suficiência, aceitabilidade e relevância, ainda que mais sólidos no caso A. As TIC, sobretudo as redes sociais, tiveram um contributo essencial no desenvolvimento das competências comunicativas, na planificação, textualização e revisão efetuada pela avaliação entre pares. Foram ainda fomentadoras da interação discursiva e social, estimulando o desenvolvimento da capacidade argumentativa.
Given recent technological innovations and advances, international organisations such as the Organisation for Economic Cooperation and Development and the International Monetary Fund have recommended the development of meta-skills such as Critical Thinking (CP), which are essential for keeping up with economic, social and political changes and the sustainability of democracy and the environment. Education, as a fundamental pillar in the education of students, should be the guiding compass in stimulating CP, not only to shape good citizens but to prepare them for the future as well. In line with this conjuncture, the curricular and programmatic guidelines, such as the Student Profile and Essential Learning, focus on these ideological principles. As argumentation is an integral dimension of the PC in a Portuguese curriculum, the student is expected to mobilise arguments, objections and examples that lead to the argumentative efficacy required in the textual genres addressed in high school: the opinion text and the critical appraisal text. On the other hand, active learning, which implies greater student involvement, fosters PC. ICT, in turn, especially social networks, as promoters of discursive, dialectical and social interaction, can play a relevant role in sharing, reflecting, confronting and making decisions and opinions. Thus, this study aims to understand how the potential of ICTs, and in particular social networks, can contribute to the development of PC in the subject of Portuguese in 11th-grade students, allowing the characterisation of their performance regarding the argumentative effectiveness as well as the behavioural, affective and cognitive engagement in tasks performed in digital environments. To this end, interpretative qualitative research was conducted, based on a case study design of two case-students, case A and B. Data was collected through observations, questionnaires, interviews and various documents, particularly those produced by students in digital environments. From the data analysis it can be concluded that one of the cases, case A, performed excellently, actively participating in formulating opinions with due reasoning, supported by credible data, demonstrating open-minded and flexible dispositions. Case B also mobilised many arguments, although not always with criteria of acceptability and relevance when they were not supported in the research. All in all, both cases showed argumentative efficacy. As for the behavioural and affective engagement, both cases demonstrated interest, focus, responsibility and persistence in the execution of the tasks, showing high motivation and commitment. Group work enhanced collaborative learning that fostered self-confidence, sharing, cooperation and socialisation. At a cognitive level, the cases developed reflective questioning, problem-solving and argumentation sustained on arguments framed within the criteria of sufficiency, acceptability and relevance, although more solid in case A. ICTs, especially social networks, had an essential contribution in the development of communicative skills, in the planning, textualisation and revision carried out by peer review. They also promoted discursive and social interaction, stimulating the development of argumentative skills.
Description: Dissertação de Mestrado em Tecnologias da Informação e Comunicação em Educação apresentada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3271
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

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