Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3277
Title: Perfil de desempenho e requisitos para a vitória no escalão juvenil de voleibol
Other Titles: Estudo do campeonato nacional do desporto escolar, 2005
Authors: Rodrigues, Luis Paulo
Pereira, Ana
Silva, Ângelo
Ferreira, Francisco
Silva, Hugo
Maia, Isabel
Branco, João
Quintela, João
Vieira, José
Dias, Lídia
Presa, Nuno
Miranda, Paulo
Serrão, Paulo
Oliveira, Roberto
Barros, Rui
Oliveira, Rui
Silva, Tiago
Oliveira, Vitor
Keywords: Estatística
Desempenho
Voleibol
Jogos desportivos colectivos
Issue Date: 2006
Citation: Rodrigues, L.P., Pereira, A., Silva, A., Ferreira, F., Silva, H., Maia, I., Branco, J., Quintela, J., Vieira, J., Dias, L., Presa, N., Miranda, P., Serrão, P., Oliveira, R., Barros, R., Oliveira, R., Silva, T. & Oliveira, V.(2006). Perfil de desempenho e requisitos para a vitória no escalão juvenil de voleibol. Estudo do campeonato nacional do desporto escolar, 2005. Treino Desportivo, série 3 Ano VII, nº 29, 20-30.
Abstract: O desempenho e a eficácia no jogo dos jovens voleibolistas devem constituir orientação fundamental para a planificação do processo de formação desportiva. No presente estudo é analisada a prestação das equipas juvenis participantes na fase final do campeonato nacional de voleibol do Desporto Escolar em 2005. Foram observadas onze equipas, num total de 37 registos de jogo (18 femininos, 19 masculinos) utilizando um sistema de observação centrado no resultado (positivo, indiferente ou negativo) de quatro acções de jogo: serviço (SRV), recepção (RCP), ataque (ATQ) e defesa (DEF). Os resultados: a) evidenciaram diferenças no perfil de desempenho típico entre sexos, com os rapazes a alcançarem as melhores prestações na RCP (54%) e no ATQ (20%) e as raparigas no SRV (19%), ATQ (17%) e DEF (15%); b) sugeriram valores mínimos de eficácia a obter em cada acção de jogo para assegurar a vitória no jogo (masc. - 8%, 56%, 20% e 10%; fem. - 17%, 9%, 17% e 15%, respectivamente no SRV, RCP, ATQ e DEF); c) permitiram inferir das principais lacunas a privilegiar no trabalho técnico-táctico com as equipas.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3277
ISSN: 0871-4096
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