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Title: (h)istórias da História Local: à descoberta do Património Local com crianças em idade Pré-escolar
Authors: Marques, Gonçalo Nuno Ramos Maia
Oliveira, Joana Maria Guimarães de
Ribeiro, Francisca Pereira
Keywords: Educação patrimonial
Património Local
Educação Pré-escolar
Preschool Education
Heritage education
Local Heritage
Issue Date: 24-Mar-2023
Abstract: O presente relatório final foi elaborado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada (PES), inserida no currículo do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo e está dividido em 3 partes, começando pela caracterização dos contextos de PES, seguindo-se o trabalho de investigação e, por fim, uma reflexão final sobre todo o processo. (h)istórias da História local: à Descoberta do Património Local com Crianças em Idade Pré-Escolar, pretende ser um contributo para responder à questão “Como promover o Património Local com Crianças em Idade Pré-escolar?”. Assim, este estudo foi concebido através da participação de um grupo de doze crianças, com idades compreendidas entre os quatro e os cinco anos, pertencente a uma turma de Jardim de Infância composta por um total de vinte e duas crianças, numa freguesia do Concelho de Viana do Castelo. Conferindo uma abordagem descritiva e interpretativa com metodologia qualitativa, utilizaram-se como métodos e técnicas de recolha de dados a observação, os trabalhos realizados pelas crianças, os meios audiovisuais e as entrevistas, que permitiram analisar as quatro atividades implementadas, visando alcançar uma ativa construção de conhecimento relativo ao património local. Sustentada pelos resultados obtidos, a conclusão deste estudo assenta no facto de as crianças participantes denotarem genuíno interesse perante o ato de compreender o seu passado quando encorajadas não apenas a experienciar, mas também a tomar parte nos muitos recursos que envolvem o seu património local. Além disso, verificamos o contributo das atividades implementadas para o desenvolvimento do seu sentido de identidade. Assim, verificou-se um consenso entre o que nos apresenta a literatura e o que medra de cada vez que as crianças aprendem conceitos e apreendem teorias embrionárias que contribuem para o desenvolvimento de um processo de pensamento histórico-cultural.
This thesis was developed within the course unit Supervised Teaching Practice (STP), a constituent of the curriculum for the Master’s Degree in Preschool and Primary School Education, at the School of Education of Viana do Castelo, and it’s divided into three parts, launching into a depiction of STP’s contexts, followed by the investigation and its end product and, at last, a final deliberation concerning the whole process. Setting forth to Discovering Local Heritage with Preschool Children: Stories from Local History, an answer to how we may enhance local heritage amongst children within their foundation stage was made possible due to the involvement of a group of twelve kids, from four to five years of age, that belonged to a kindergarten classroom which consisted of a total of twenty-two children, in a research based at a parish appertaining to Viana do Castelo’s borough. Assigning a more descriptive and hermeneutic approach to this qualitative research, the process started off with an observation method that relied upon both a non-participant and a participant type of observation. Thus, four distinct activities – such as projects to be developed by the children themselves, stimuli through audiovisual devices, colloquial dialogue, and interviews – were implemented, aiming towards an active assembly of knowledge regarding local heritage. Substantiated by the obtained results, the conclusion to this dissertation focuses on the fact that children this age do seem to find the act of getting to know their past appealing when encouraged to not only experience but also take part in the many resources that enclose their local heritage. Furthermore, we’re able to verify that the appointed activities have contributed towards the development of their sense of identity. Whence might we acknowledge that there’s an agreement between what the literature propounds and that which grows whenever children learn concepts and integrate embryonic theories that contribute towards developing a historic-cultural thought process.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3288
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

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