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dc.contributor.advisorFerreira, Ana Margarida Alves-
dc.contributor.advisorSantos, Fernando de Sousa Ferreira dos-
dc.contributor.advisorSaraiva, Linda Maria Balinha-
dc.contributor.authorCosta, Beatriz Gomes-
dc.date.accessioned2023-04-18T10:18:22Z-
dc.date.available2023-04-18T10:18:22Z-
dc.date.issued2023-03-15-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/3289-
dc.descriptionRelatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelopt_PT
dc.description.abstractO presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, integrante no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este relatório encontra-se dividido em três grandes capítulos, subdivididos em secções. O primeiro capítulo diz respeito às caraterizações dos contextos relativos à Prática de Ensino Supervisionada, mais especificamente, aborda as caraterísticas dos agrupamentos e dos meios locais, das escolas, das salas de atividades e dos grupos de crianças. O segundo capítulo refere-se ao estudo, sendo que o objetivo do mesmo foi analisar as perceções de professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico relativamente ao programa de Educação Física, especificamente no que se refere às estratégias e desafios associados à sua implementação. Participaram neste estudo cinco professores titulares de turma, pertencentes a uma escola pública de uma freguesia de Viana do Castelo. Os dados foram recolhidos através de entrevistas semiestruturadas e analisados recorrendo à análise de conteúdo. Os resultados sugerem que é percetível a desvalorização da Educação Física em contexto escolar. Os professores, apesar de saberem quais as soluções a adotar face aos constrangimentos emergentes aquando da implementação do currículo de Educação Física, acabam por ser influenciados por um sistema capitalista e que sustenta visões redutoras acerca do desenvolvimento das crianças, o que não lhes permite implementar alterações significativas na sua prática pedagógica, nem atribuir significados adequados à Educação Física. Serão necessárias alterações sistémicas para que a Educação Física no 1.º Ciclo do Ensino Básico se situe como uma matéria relevante para o desenvolvimento das crianças e que o currículo de Educação Física seja implementado concertadamente. No terceiro e último capítulo apresenta-se a reflexão global, referente ao percurso e aprendizagens realizadas durante a Prática de Ensino Supervisionada.pt_PT
dc.description.abstractThis report was prepared within the scope of the curricular unit of Supervised Teaching Practice, part of the Master's Degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education. This report is divided into three large chapters, subdivided into sections. The first chapter concerns the characterization of the contexts related to the Practice of Supervised Teaching, more specifically, addresses the characteristics of groups and local means, schools, activity rooms and groups of children. The second chapter refers to the study, and its objective was to analyze the perceptions of teachers of the 1st Cycle of Basic Education regarding the Physical Education program, specifically with regard to the strategies and challenges associated with its implementation. Five class teachers participated in this study, belonging to a public school in a parish of Viana do Castelo. Data were collected through semi-structured interviews and analyzed using content analysis. The results suggest that the devaluation of Physical Education in the school context is noticeable. Teachers, despite knowing what solutions to adopt in the face of emerging constraints when implementing the Physical Education curriculum, end up being influenced by a capitalist system that sustains reductive views about children's development, which does not allow them to implement changes formations in their pedagogical practice, nor assign adequate meanings to Physical Education. Systemic changes will be necessary so that Physical Education in the 1st Cycle of Basic Education becomes a relevant subject for the development of children and that the Physical Education curriculum is implemented in concert. In the third and last chapter, the global reflection is presented, referring to the path and learning carried out during the Supervised Teaching Practice.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectCrençaspt_PT
dc.subjectCriançaspt_PT
dc.subjectEscolapt_PT
dc.subjectPedagogiapt_PT
dc.subjectBeliefspt_PT
dc.subjectChildrenpt_PT
dc.subjectLearningpt_PT
dc.subjectPedagogypt_PT
dc.subjectSchoolpt_PT
dc.titleConceções de professores acerca do currículo de Educação Física no Primeiro Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
thesis.degree.levelMestrept_PT
thesis.degree.disciplineEducação - Formação de Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico (1.º ciclo)pt_PT
dc.identifier.tid203267427pt_PT
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