Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3290
Title: Importância da Biodiversidade: um estudo com alunos do 5.º ano de escolaridade
Authors: Neves, Maria Luísa Vieira das
Ferreira, Maria de Fátima Barros
Keywords: Importância da biodiversidade
Biodiversidade animal
5º ano de escolaridade
Ciências Naturais
Importance of biodiversity
Animal biodiversity
5th grade
Natural Sciences
Issue Date: 1-Mar-2023
Abstract: Este relatório respeita ao trabalho desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico, incluindo o estudo realizado na disciplina de Ciências Naturais. A biodiversidade é um bem comum essencial para a sobrevivência dos seres vivos, no entanto as atividades humanas têm levado à extinção de várias espécies, colocando em risco a manutenção dos ecossistemas. Como tal é muito importante que esta temática seja abordada nas escolas de modo a contribuir para a formação das gerações futuras, capacitando-as para agir de forma informada e responsável para a preservação da biodiversidade. Com o presente estudo pretendia-se sensibilizar os alunos para a importância da biodiversidade e para agirmos em prol da sustentabilidade ambiental. Para orientar o trabalho a realizar estipularam-se os seguintes objetivos: (i) identificar conceções dos alunos sobre a biodiversidade; (ii) implementar atividades que permitam explorar o conceito de biodiversidade e a sua importância; (iii) analisar a pertinência das atividades implementadas. Privilegiou-se uma metodologia de natureza qualitativa, no âmbito de um paradigma interpretativo. A recolha de dados foi baseada em observação, questionários, registos fotográficos e documentos. Os participantes foram 18 alunos de uma turma do 5º ano de escolaridade, com idades compreendidas entre os 10 e 12 anos. Dos resultados obtidos infere-se que os participantes deste estudo reconhecem a importância da biodiversidade e da sua preservação, identificando ameaças e consequências da perda da biodiversidade. As atividades desenvolvidas foram do seu agrado e contribuíram para que alargassem os seus conhecimentos sobre biodiversidade e ficassem mais conscientes da necessidade de todos contribuirmos para a preservação dos ecossistemas. Assim, conclui-se que a abordagem desta temática na escola é pertinente para capacitar as gerações futuras para agirem em prol da preservação da biodiversidade.
This report concerns the work developed within the Supervised Teaching Practice of the Master's degree in Teaching in 1st Cycle of Basic Education and Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education, including the study carried out in the discipline of Natural Sciences. Biodiversity is an essential common good for the survival of living beings, however, human activities have led to the extinction of several species, putting at risk the maintenance of ecosystems. As such, it is very important that this issue be addressed in schools in order to contribute to the training of future generations, empowering them to act in an informed and responsible manner for the preservation of biodiversity. This study aimed to make students aware of the importance of biodiversity and to act towards environmental sustainability. To guide the work to be carried out, the following objectives were stipulated: (i) identify students' conceptions about biodiversity; (ii) implement activities to explore the concept of biodiversity and its importance; (iii) analyze the relevance of the activities implemented. A qualitative methodology was favored, within an interpretive paradigm. Data collection was based on observation, questionnaires, photographic records and documents. The participants were 18 students from a 5th class, aged between 10 and 12 years. From the results obtained it can be inferred that the participants in this study recognize the importance of biodiversity and its preservation, identifying threats and consequences of biodiversity loss. The developed activities were enjoyed by them and contributed to broaden their knowledge on biodiversity and to become more aware of the need for all of us to contribute to the preservation of ecosystems. Thus, we conclude that the approach of this theme in school is pertinent to empower future generations to act in favor of the preservation of biodiversity.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3290
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Maria_Ferreira.pdf9.68 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.