Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.11960/3292
Title: | A resolução de tarefas de geometria no plano através de uma Gallery Walk: um estudo com alunos do 5.º ano |
Authors: | Vale, Maria Isabel Piteira do Silva, Ana Sofia Lima da |
Keywords: | Geometria Aprendizagem ativa Gallery Walk Criatividade Tarefas Geometry Gallery Walk Creativity Performance Reactions |
Issue Date: | 23-Mar-2023 |
Abstract: | O relatório está inserido na Prática de Ensino Supervisionada, desenvolvida
numa turma de 5º ano, numa escola do 2.º e 3,º Ciclos do Ensino Básico. Encontra-se
dividido em três partes. A primeira, apresenta o contexto educativo onde decorreu
toda a intervenção didática, a segunda, está relacionada com o trabalho de
investigação e a última parte, apresenta uma reflexão sobre toda a experiência
didática proporcionada pela Prática de Ensino Supervisionada I e II.
Numa altura em que tudo se encontra à distância de um clique, é necessário
adaptar as estratégias a implementar em sala de aula tornando-as mais ativas. Desta
forma, surge a Gallery Walk, como uma estratégia ativa de ensino e aprendizagem que
contribui para o desenvolvimento da comunicação matemática e do pensamento
crítico dos alunos. Por outro lado, a Geometria é uma área da Matemática considerada
difícil pelos alunos sobretudo pelas diferentes representações matemáticas que
envolve, muitas delas relacionadas com a orientação espacial e que são
imprescindíveis na comunicação das ideias matemáticas, em particular na resolução de
problemas. Apesar disso, as tarefas matemáticas podem potenciar processos variados
de resolução, apelando à criatividade matemática e ao desenvolvimento do
pensamento crítico.
Destas ideias surge este trabalho de investigação que pretende compreender e
caracterizar, através da utilização de duas GW, o desempenho e a reação dos alunos, assim
como identificar características de criatividade, usada durante a resolução de tarefas
desafiantes no âmbito da geometria no plano.
O estudo será orientado por três questões principais: (1) Como se pode
caracteriza o desempenho dos alunos na resolução de problemas de Geometria
durante a realização de duas GW, identificando as suas principais dificuldades e
estratégias utilizadas? (2) Como se pode caracterizar a criatividade dos alunos na
resolução dos problemas propostos?; (3) Como se pode caracterizar a reação dos
alunos à realização da GW, em particular às tarefas propostas e à dinâmica dessas
GW?.
Para a concretização deste estudo optou-se por uma metodologia de
investigação de natureza qualitativa no design de estudo de caso, considerando dois grupos, desenvolvido numa turma do 5ºano de escolaridade com 19 alunos. Para a
recolha de dados privilegiou-se as observações, as entrevistas, as produções escritas
dos alunos, os registos audiovisuais e as notas de campo.
A análise dos dados permitiu concluir que a realização da Gallery Walk
proporciona aos alunos um momento de consolidação e aplicação de conhecimentos,
no âmbito da Geometria plana, mas acima de tudo um momento de partilha de
conhecimento e de aceitação de feedback. De um modo geral os alunos demonstraram
um bom desempenho na resolução das tarefas durante a Gallery Walk, contudo
evidenciaram-se dificuldades na interpretação dos enunciados e na utilização das
propriedades dos triângulos e paralelogramos. Quanto aos índices de indicadores de
criatividade foram muito reduzidos, sobretudo em relação às duas dimensões:
flexibilidade e originalidade. Ao nível das reações dos alunos, conclui-se que a
implementação de uma Gallery Walk aumenta o empenho e a motivação tanto da
turma como dos grupos-caso, verificando muito companheirismo e entreajuda, tendo
permitido uma maior apropriação, por parte dos alunos, das diferentes resoluções
apresentadas. This report is part of the Supervised Teaching Practice, which is being developed in a 5th grade class, in a elementary school, it is divided into three parts. The first part presents the educational context where all the didactic intervention took place, the second part is related to the research work and the last part presents a reflection on the whole didactic experience provided by the Supervised Teaching Practice I and II. At a time when everything is just a click away, it is necessary to adapt teaching-learning methodologies to make them more active. Thus, Gallery Walk emerges as an active teaching and learning strategy that contributes to the development of mathematical communication and critical thinking in students. On the other hand, Geometry is an area of mathematics that is considered difficult by students mainly because of the different mathematical representations it involves, many of them selected with spatial orientation and that are the basis with which mathematical ideas are communicated, particularly in problem solving. From these ideas comes this research work that aims to understand and characterize the students' performance, in particular the use of mathematical creativity, used during the resolution of challenging tasks in geometry in the plane through a Gallery Walk. The study will be guided by three main questions: (1) How can we characterize the students' performance in solving Geometry problems during a Gallery Walk, identifying their main difficulties and strategies used? (2) How can we characterize the students' creativity in solving the proposed problems? To carry out this study we chose a qualitative research methodology in the case study design, considering two groups, developed in a 5th grade class with 19 students. For data collection, we privileged observations, interviews, students' written productions, audiovisual records and field notes. The analysis of the data allowed us to conclude that the Gallery Walk provides students with a moment of consolidation and application of knowledge in plane geometry, but above all a moment of knowledge sharing and feedback. In general, students showed a good performance in solving the Gallery Walk tasks, however there were difficulties interpreting the statements and using the properties of triangles and parallelograms in the proposed problems. As for the indices of creativity indicators, they were very low, especially in relation to the two dimensions: flexibility and originality. Regarding the students' reactions, we conclude that the implementation of a Gallery Walk increases the commitment and motivation of both the class and the case-groups, verifying a lot of companionship and mutual help. |
Description: | Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo |
URI: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/3292 |
Appears in Collections: | ESE - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Ana_Silva.pdf | 3.78 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.