Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3293
Title: Avaliação e intervenção gerontológica: contributos para a Gerontologia Social
Authors: Bastos, Maria Alice Martins da Silva Calçada
Gonçalves, Raquel Sofia Arieira
Sampaio, Diana Cristina Capitão
Keywords: Envelhecimento
Avaliação gerontológica multidimensional
Intervenção gerontológica
Envelhecimento bem-sucedido
Gerontologia Social
Aging
Multidimensional gerontological assessment
Gerontological intervention
Successful aging
Social Gerontology
Issue Date: 16-Dec-2022
Abstract: Contexto. O envelhecimento é um dos fenómenos mais relevantes do seculo XXI. À medida que envelhecemos, os percursos de vida diferem uns dos outros devido ao cruzamento de diversos fatores, sejam de ordem individual (biológica, psicológica), sejam de ordem coletiva (social e cultural), devido à interação destes fatores ou ainda à coexistência de acontecimentos de vida normativos e não-normativos distribuídos ao longo do ciclo/curso de vida. À escala global vivemos mais anos, mas a qualidade de vida e bem-estar não está garantida para toda a população. As teorias “life-course” e “life-span” partilham entre si um pressuposto central – o envelhecimento é um processo ao longo da vida, dinâmico e progressivo, intimamente ligado a fatores biológicos, psicológicos e sociais. Nas últimas décadas assistimos na gerontologia e na gerontologia social a uma visão positiva do envelhecimento e das últimas fases do ciclo de vida. Organizações Internacionais defendem que o envelhecimento deve ser vivido de uma forma positiva e ativa, minimizando as perdas e maximizando os ganhos ao longo de todo este processo, propondo o conceito de envelhecimento ativo e mais recentemente o envelhecimento saudável. No final do seculo XX, investigadores provenientes de áreas disciplinares distintas apresentam várias propostas orientadas para uma visão positiva do envelhecimento, onde se destacam vários modelos de envelhecimento bem-sucedido. Estas propostas têm em comum uma visão multidimensional do envelhecimento bem-sucedido, colocando em destaque processos, resultados, ou ambos. Para promover um envelhecimento positivo, importa desenvolver intervenções preventivas e optimizadoras, eficazes e inovadoras, centradas na pessoa e/ou na comunidade. Objetivos do estudo: (1) identificar tendências na investigação associada a estudos-de-basecomunitária (estudos empíricos), nomeadamente em termos de capacidade funcional, desempenho cognitivo e redes sociais; (2) caracterizar as intervenções orientadas para o envelhecimento ativo, saudável e/ou bem-sucedido em zonas territoriais especificas. Método. O presente estudo desenvolveu-se em duas etapas: (1) pesquisa de dissertações do Mestrado em Gerontologia Social, tendo sido definido para o efeito palavras-chave e critérios de inclusão e exclusão; (2) com base nos estudos identificados, procurou-se caracterizar os projetos/programas em termos de Políticas Públicas a nível local. Resultados. Dos 11 estudos empíricos, observou-se que predominavam as mulheres (variação entre 53% e 76,7%), terceira idade (média de idades varia entre 74,1 anos e 78,2 anos) e reduzido nível de escolaridade (variação entre 2,8 e 4,1 anos). Relativamente aos domínios de funcionamento individual, observou-se uma grande amplitude: (a) funcionalidade - predomina dependência moderada (entre 20% e 70,1%); (b) desempenho cognitivo, observa-se défice cognitivo entre 13,1% a 37,5%; (c) risco de isolamento social - entre 1,4% e 30,7%. Quanto à intervenção associada às Políticas Públicas a nível local observa-se que predominam os programas/projetos associados à atividade física, atividades socio-recreativas e outras atividades (ex., atividades da esfera cognitiva/aprendizagem em domínios específicos). Conclusão. Face à amplitude dos resultados obtidos no presente estudo associados à avaliação e intervenção gerontológica, é necessário prosseguir estudos neste domínio de modo a ampliar a base da evidência para a prática gerontologica.
Background. Aging is one of the most relevant phenomena of the 21st century. As we age, life paths differ from one another due to the intersection of several factors, whether individual (biological, psychological) or collective (social and cultural), due to the interaction of these factors or even the coexistence of normative and non-normative life events distributed throughout the life cycle/course. On a global scale we live more years, but quality of life and well-being is not guaranteed for the entire population. The "life-course" and "life-span" theories share a central assumption - aging is a dynamic and progressive process throughout life, closely linked to biological, psychological, and social factors (Litvoc & Brito, 2004). In recent decades we have seen in gerontology and social gerontology a positive view of aging and the last stages of the life cycle. The WHO argues that aging should be lived in a positive and active way, minimizing losses, and maximizing gains throughout this process, proposing the concept of active aging and, more recently, healthy aging. In the late twentieth century, researchers from different disciplinary areas presented several proposals oriented towards a positive view of aging, where we highlight the successful aging models. These proposals have in common a multidimensional view of successful aging, highlighting processes, outcomes, or both. To promote positive aging, it is important to develop effective and innovative preventive and optimizing interventions focused on the person and/or the community. Objectives of the study: (1) to identify trends in research associated with community-based studies (empirical studies), namely in terms of functioning, mental status, and social networks; (2) to characterize interventions oriented towards active, healthy and/or successful aging in specific territorial areas. Method. The present study was developed in two stages: (1) research of dissertations from the master’s degree in Social Gerontology, having defined for this purpose keywords and inclusion and exclusion criteria; (2) based on the identified studies, we sought to characterize the projects/programs in terms of Public Policies at the local level. Results. From the 11 empirical studies, it was observed that predominantly women (range between 53% and 76.7%), elderly (mean age varies between 74.1 years and 78.2 years) and low level of education (range between 2.8 and 4.1 years). Regarding the domains of individual functioning, a wide range was observed: (a) functionality - moderate dependence predominates (between 20% and 70.1%); (b) cognitive performance, cognitive deficit is observed between 13.1% and 37.5%; (c) risk of social isolation - between 1.4% and 30.7%. As for the intervention associated with Public Policies at the local level it is observed that the programs/projects associated with physical activity, social-recreational activities, and other activities (e.g., activities of the cognitive sphere/learning in specific domains) predominate. Conclusion. Given the breadth of the results obtained in this study associated with gerontological assessment and intervention, it is necessary to continue studies in this area in order to broaden the evidence base for gerontological practice.
Description: Dissertação de Mestrado em Gerontologia Social apresentada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3293
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Diana_Sampaio.pdf681.52 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.