Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3312
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dc.contributor.advisorSilva, Goretti-
dc.contributor.advisorFernandes, Carlos-
dc.contributor.authorAlmeida, Luís Filipe Ribeiro-
dc.date.accessioned2023-05-04T14:50:48Z-
dc.date.available2023-05-04T14:50:48Z-
dc.date.issued2023-03-22-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/3312-
dc.descriptionMestrado em Turismo, Inovação e Desenvolvimento na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelopt_PT
dc.description.abstractEste projeto tem como objetivo principal apresentar propostas de experiências relacionadas com o produto turístico Gastronomia e Vinhos da região Minho, com a finalidade de atingir os mercados externos. A partir da observação da crescente procura dos mercados internacionais pelo destino Portugal e da atual procura pela autenticidade e por experiências, verificou-se a necessidade de identificar de que forma o Minho pode proporcionar experiências turísticas para os mercados internacionais, bem como dar a conhecer a região de forma autêntica, através dos aspetos enogastronómicos existentes, para além de experiências no Porto, Lisboa, Vilamoura e nos mercados externos que se verificam prioritários. Para o efeito, este projeto teve como metodologia a pesquisa e análise de dados primários e secundários, com vista à caracterização da região Minho, da oferta turística da região, à identificação de iniciativas existentes relacionadas com a Gastronomia e Vinhos e por fim, à formatação de programas com experiências turísticas. Assim, procedeu-se à análise de conteúdo da informação disponibilizada pelo TPNP, e de seguida, tendo em conta a criação de propostas de experiências, realizaram-se entrevistas a entidades chave da região para identificar o que está a ser feito no Minho com vista a promover este setor, e com o estudo realizado foram identificados os elementos enogastronómicos do território que poderiam integrar propostas de experiencias criativas. Essas informações foram encontradas junto das entrevistas aos intervenientes chave e através de uma pesquisa em websites e repositórios de informação, e de seguida, esses elementos foram transportados para uma tabela dinâmica, a fim de originar uma base de dados para consulta, alteração ou complemento das atividades. Como resultado, foram elaborados cinco programas que refletem as temáticas identificadas, sendo que esses programas têm como finalidade aumentar a perceção do produto turístico Gastronomia e Vinhos da região Minho nos mercados externos.pt_PT
dc.description.abstractThe main goal of this project is to present proposals for experiences related to the Gastronomy and Wine tourism product of the Minho region, in order to reach external markets. From the observation of the growing demand from international markets for the destination Portugal and the current demand for authenticity and experiences, there was a need to identify how Minho can provide tourist experiences for international markets, as well as make the region known in an authentic way, through the existing enogastronomic aspects, in addition to experiences in Porto, Lisbon, Vilamoura and in external markets that are strategic, taking into account the strategy. For this purpose, this project had as methodology the research and analysis of primary and secondary data, in order to characterize the Minho region, the tourist supply of the region, the identification of existing initiatives related to Gastronomy and Wine and finally, the formatting of programs with tourist experiences. Thus, we carried out a content analysis of the information provided by the TPNP, and then, taking into account the creation of proposals for experiences, we interviewed key players to understand whatis being done in the region to promote this sector, and with the study we identified the cultural gastronomic tourism elements of the territory that could integrate proposals for creative experiences. This information was found through interviews with key players and through a search on websites and information repositories, and these elements were transported to a dynamic table in order to originate a database for consultation, alteration or complementation of the activities. As a result, five programs were elaborated that reflect the identified themes, and these programs aim to increase the perception of the tourism product Gastronomy and Wine of the Minho region in external markets.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectGastronomiapt_PT
dc.subjectEnoturismopt_PT
dc.subjectTurismo enogastronómicopt_PT
dc.subjectExperiências enogastronómicaspt_PT
dc.subjectMinhopt_PT
dc.subjectMercados internacionaispt_PT
dc.subjectComunicação dos destinos turísticospt_PT
dc.subjectGastronomypt_PT
dc.subjectWine tourismpt_PT
dc.subjectWine and food tourismpt_PT
dc.subjectWine and food experiencespt_PT
dc.subjectInternational Marketspt_PT
dc.subjectCommunication of tourist destinationspt_PT
dc.titleGastronomia e vinhos - instrumentos para a comunicação dos destinos turísticos: o caso da região Minhopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Turismo, Desenvolvimento e Inovaçãopt_PT
thesis.degree.levelMestrept_PT
thesis.degree.disciplineEstudos do Turismopt_PT
dc.identifier.tid203284208pt_PT
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