Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3339
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dc.contributor.advisorRodrigues, Paulo-
dc.contributor.authorMarinho, Ana Paula Esteves Veiga-
dc.date.accessioned2023-05-31T18:10:14Z-
dc.date.available2023-05-31T18:10:14Z-
dc.date.issued2023-05-17-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/3339-
dc.descriptionMestrado em Gestão das Organizações : Ramo de Gestão de Empresas (parceria com a APNOR) na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelopt_PT
dc.description.abstractA presente dissertação pretende abordar o tema da gastronomia dentro do setor turístico empresarial. Analisar a relação e o impacto que a realização de eventos gastronómicos provocam na gestão das empresas de restauração da região de Ponte de Lima, apresenta-se como o principal desafio da investigação. Os principais objetivos do estudo serão relacionar a motivação gastronómica com a procura turística do destino e perceber de que forma a existência de eventos e feiras gastronómicas nas localidades, influenciam o planeamento e gestão dos empresários da restauração. A escolha do tema resulta do envolvimento pessoal e profissional da autora, na atividade de alojamento turístico e restauração na região e surge ainda no alinhamento do seu percurso académico (licenciatura), na área de turismo. Pretende-se com este estudo analisar a importância da gastronomia tradicional nos destinos turísticos e perceber a importância que os gestores dos estabelecimentos de restauração, atribuem à gastronomia local, sendo esta, um atrativo turístico. Para se iniciar o estudo foi necessário encontrar as diversas abordagens teóricas que nos falam da gastronomia e de como esta se apresenta indissociável do desenvolvimento turístico. Os métodos de investigação deste trabalho iniciaram com a pesquisa bibliográfica e documental para de seguida ser aplicado o inquérito por questionário aos gestores dos estabelecimentos de restauração em Ponte de Lima e por fim procedeu-se à e conclusões dos dados recolhidos. As principais conclusões do estudo ditam que, de facto, a gastronomia, é considerada pelos gestores empresariais da restauração, um dos principais atrativos turísticos e que a organização e promoção de eventos turísticos pelas entidades locais, resulta num maior número de visitantes e numa maior afluência de clientes nos estabelecimentos de restauração.pt_PT
dc.description.abstractThis study intends to address the theme of gastronomy within the tourism sector. Analyzing the relationship and impact that hosting gastronomic events have on the management of catering companies in the Ponte de Lima region is the main challenge of the investigation. The main objectives of the study will be to relate gastronomic motivation with the tourist demand of the destination and to understand how the existence of events and gastronomic fairs in the localities influence the planning and management of catering entrepreneurs. The choice of the theme results from the personal and professional involvement of the author, in the activity of tourist accommodation and catering in the region and also appears in the alignment of her academic path (degree), in the tourism area. The aim of this study is to analyze the importance of traditional cuisine in tourist destinations and to understand the importance that managers of catering establishments attribute to local cuisine, which is a tourist attraction. To begin the study, it was necessary to find the different theoretical approaches that speak to us about gastronomy and how it is inseparable from tourism development. The investigation methods of this work start with the bibliographical and documentary research and then the questionnaire survey is applied to managers of catering establishments in Ponte de Lima. The main conclusions of the study dictate that, in fact, gastronomy, is considered by business managers of the restaurants establishments, one of the main tourist attractions and that the organization and promotion of tourist events by local entities, results in a greater number of visitors and a greater affluence customer in catering establishments.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectGastronomiapt_PT
dc.subjectRestauraçãopt_PT
dc.subjectTurismopt_PT
dc.subjectEventos gastronómicospt_PT
dc.subjectGestão empresarialpt_PT
dc.subjectGastronomypt_PT
dc.subjectRestaurantspt_PT
dc.subjectTourismpt_PT
dc.subjectGastronomic eventspt_PT
dc.subjectBusiness managementpt_PT
dc.titleAnálise do impacto dos eventos gastronómicos na gestão dos restaurantes : estudo de caso da vila de Ponte de Limapt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Gestão das Organizações : Ramo Gestão de Empresaspt_PT
thesis.degree.levelMestrept_PT
thesis.degree.disciplineGestãopt_PT
dc.identifier.tid203318528pt_PT
Appears in Collections:ESTG - Dissertações de mestrado

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