Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3391
Title: Plano de segurança na rede de percursos cicláveis no concelho de Melgaço
Authors: Brandão, António João Mendes de Jesus
Hirsch, Alberto Ayora
Prozil, Jorge Alves
Keywords: Desporto natureza
Bicicleta todo-o-terreno
Perigo
Risco
Segurança
Nature sports
Mountain biking
Danger
Risk
Safety
Issue Date: 21-Apr-2023
Abstract: Objetivo: No presente projeto, procurou-se realizar um plano de atuação e emergência para a rede de percursos cicláveis do concelho de Melgaço, onde fosse feita uma avaliação dos perigos existentes e as suas respetivas medidas de tratamento, para depois ser elaborado um plano de emergência dos vários percursos. Métodos: A realização deste projeto está dividida em três fases: a primeira fase teve como propósito a elaboração de fichas de identificação e avaliação dos perigos na segunda fase a aplicação no terreno das fichas previamente elaboradas, e ajustar alguma informação caso necessário; a terceira e última fase passou pela elaboração de um relatório final com toda a informação elaborada e registada nas fases anteriores. Resultados: foram trabalhados 5 percursos cicláveis, no entanto, apenas será apresentado um percurso. A escolha passa por este ser o de maior distância, com maior diversidade de informação. Todas as fases do projeto foram desenvolvidas com sucesso, sendo que o resultado se trata de um produto diferenciador na área de gestão do risco, tornando o território de Melgaço, mais seguro. Conclusões: No decorrer do projeto foram realizadas várias alterações que fossem ao encontro com os objetivos finais. Este projeto tem a vantagem de ser transponível para as várias áreas do desporto de natureza. Conclui-se também que devem ser realizados simulacros para validar a forma como deve ser realizado o resgate ao acidentado, tendo em conta o melhor trajeto para resgatar até ao tipo de veículo que se deve usar.
Aim: In this project, the development of an action and emergency plan for the network of cycle paths in the municipality of Melgaço was undertaken, where an assessment of existing hazards and their respective treatment measures was applied, to then proceed to the drafting of an emergency plan for the various routes. Method: The undertaking of this project is divided into three phases: the first phase was aimed at the drawing up of hazard identification and assessment sheets; the second phase was the field application of the previously elaborated sheets, and the adjustment of some information if necessary; the third and last phase was the drafting of a final report with all the information written and registered in the previous phases. Results: 5 cycle routes were explored; however, only one route will be presented. The choice lies in that this is the one with the longest distance and the most diversity of information. All phases of the project were successfully developed, with the result being a differentiating product around risk management, making the territory of Melgaço safer. Conclusions: During the course of the project, several changes were made to meet the final aims, which has the advantage of being transposable to the various areas of nature sport. It is also concluded that simulations should be performed to validate how the rescue of the injured person should be performed, taking into account the best route to be made during the rescue and the type of vehicle to be used.
Description: Trabalho de projeto apresentado para obtenção do grau de Mestre em Desporto Natureza, na Escola Superior de Desporto e Lazer, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3391
Appears in Collections:ESDL - Dissertações de mestrado

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