Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3402
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBastos, Alice-
dc.contributor.authorMonteiro, Joana-
dc.contributor.authorFaria, Carla-
dc.date.accessioned2023-06-30T13:23:36Z-
dc.date.available2023-06-30T13:23:36Z-
dc.date.issued2021-06-
dc.identifier.citationBastos, A., Monteiro, J., & Faria, C. (2021). Otimização seletiva com compensação e intervenção gerontológica "life-span. International Journal of Developmental and Educational Psychology - INFAD Revista de Psicología, 1(1), 389–399. https://doi.org/10.17060/ijodaep.2021.n1.v1.2079pt_PT
dc.identifier.issn2603-5987-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/3402-
dc.description.abstractFatores tecnológicos, materiais, sociais e mentais associados à Cultura foram o principal motor para o aumento da longevidade no século XX e não mudanças no genoma geradas pela evolução da espécie. A otimização seletiva com compensação (SOC) pode ser vista como capacidade adaptativa - estratégias psicológicas de gestão da vida que garantem o processo de envelhecimento bem-sucedido. Inspirado nos princípios da Psicologia Desenvolvimental “Life-Span”, o SOC é simultaneamente um modelo e meta-modelo, na medida em que permite explicar quer mecanismos gerais do funcionamento humano, quer transformações em domínios específicos. A Equipa de Baltes e cols. elaborou um instrumento para avaliar a capacidade adaptativa – SOC-Questionnaire, útil para a intervenção gerontológica “life-span” - uma visão otimizadora da transformação desenvolvimental ao longo da vida, tomando como referência “life-events”. Este estudo analisa estratégias SOC em adultos mais velhos a participar em iniciativas autárquicas. Inclui 104 participantes, idade média 72,6 anos (DP = 5,9), predominantemente mulheres (80,8%), casados (61,5%), reduzida escolaridade (84,6%). Na recolha de dados utilizou-se um questionário sociodemográfico e a versão portuguesa do SOC-Questionnaire. Na análise da capacidade adaptativa em função das variáveis sociodemográficas observa-se uma diferença significativa entre mulheres e homens (p < 0,05), assim como uma interação significativa entre grupo e anos de escolaridade (p <0,01). Independentemente do grupo, as mulheres pontuam mais baixo que os homens. Nas escolaridades mais baixas, a pontuação no SOC é superior no grupo de intervenção, enquanto nas escolaridades mais altas o grupo de comparação pontua mais alto. Esta tendência nos participantes com mais escolaridade deve ser interpretada com alguma reserva, dado que há poucos participantes nestes estratos. Estes resultados parecem promissores para o planeamento de intervenções “life-span”, enriquecendo a capacidade adaptativa ao longo da vida para lidar com situações de vida particularmente stressantes, como é o caso da Pandemia COVID-19. ABSTRACT Technological, material, social and mental factors associated with Culture, and not genome changes due to evo- lution, were the main cause for the increase in longevity of the XX century. Selective optimization with compen- sation (SOC) can be considered as adaptive capacity – life management psychological strategies that lead to successful aging. Inspired in principles of Life-Span Developmental Psyhcology, SOC is simultaneously a theoretical model and a metamodel, in the sense that it explains both general mechanisms of human functioning and changes in specific domains. Baltes and cols. created an instrument to assess adaptive capacity – SOC Questionnaire, useful to geronto- logical life-span intervention – an optimizing view of developmental change throughout life based on life events. The present study examines SOC strategies in older adults that take part in initiatives promoted by municipalities. There are 104 participants, with a mean age of 72,6 years (SD = 5,9), predominantly women (80,8%), married (61,5%), with reduced education (84,6%). Data collection was performed with a sociodemographic questionnaire and the Portuguese version of the Soc Questionnaire. The analysis of adaptive capacity according to sociodemographic variables shows significant differences between women and men (p < 0,05), as well as a significant interaction between study group and school years (p < 0,01). Regardless of study group, women display lower scores than men. Between individuals with fewer school years, SOC scores are higher in the intervention group, while among the more educated ones the comparison group has higher scores. This tendency in participants with more school years must be interpreted with caution since there are few participants in these strata. These results seem prom- ising to plan life-span interventions, enhancing adaptive capacity throughout life in order to deal with stressful life situations, such as the COVID-10 Pandemicpt_PT
dc.description.sponsorshipOs autores agradecem às Câmaras Municipais e participantes do estudo. Os agradecimentos estendem-se ainda à Professora Doutora Carolina Silva pelo apoio nas opções metodológicas e estatísticas.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherAsociación Internacional de Psicología Evolutiva y Educativa de la Infancia y de la Adolescencia, Mayores y Discapacidad (INFAD)pt_PT
dc.relationEste trabalho foi desenvolvido no âmbito de um projeto financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (SAICT-POL/23712/2016; POCI-01-0145- FEDER-023712).pt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectDesenvolvimento humanopt_PT
dc.subjectEnvelhecimento bem-sucedidopt_PT
dc.subjectOtimização seletiva com compensaçãopt_PT
dc.subject“SOC-Questionnaire”pt_PT
dc.subjectIntervenção gerontológicapt_PT
dc.subjectHuman developmenpt_PT
dc.subjectSuccessful agingpt_PT
dc.subjectSelective optimization with compensationpt_PT
dc.subject"SOC-Questionnaire"pt_PT
dc.subjectGerontological interventionpt_PT
dc.titleOtimização seletiva com compensação e intervenção gerontológica "Life-span"pt_PT
dc.typearticlept_PT
dc.date.updated2022-12-24T09:29:49Z-
dc.description.versionE51F-89A1-B769 | Carla Faria-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
dc.identifier.slugcv-prod-3102605-
dc.relation.publisherversionhttps://revista.infad.eu/index.php/IJODAEP/article/view/2079/1726pt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
degois.publication.firstPage389pt_PT
degois.publication.lastPage399pt_PT
degois.publication.volume1pt_PT
degois.publication.issue1pt_PT
degois.publication.titleInternational Journal of Developmental and Educational Psychology - INFAD Revista de Psicologíapt_PT
degois.publication.locationBadajoz, Spainpt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.17060/ijodaep.2021.n1.v1.2079-
Appears in Collections:ESE - Artigos indexados a outros indexadores

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo_SOC_INFAD.pdf2.62 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.