Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3403
Title: A resolução de problemas e a complexidade cognitiva na área de Geologia e Ambiente: um estudo no Ensino Superior
Authors: Pinto, Tânia
Faria, Carla
Dias, António Guerner
Vasconcelos, Clara
Keywords: Aprendizagem baseada na resolução de problemas
Ensino Superior
Geologia e Ambiente
Medida de reflexão epistemológica
Modos de conhecimento
Problem-based learning
Higher Education
Geology and Environment
Measure of epistemological reflection
Ways of knowing
Issue Date: 2020
Publisher: CITEUC - Centro de Investigação da Terra e do Espaço da Universidade de Coimbra
Citation: Pinto, T., Faria, C., Dias, A. G., & Vasconcelos, C. (2020). A aprendizagem baseada na resolução de problemas no Ensino Superior: um estudo no âmbito da Geologia e Ambiente. In I. Abrantes, P. M. Callapez, G. P. Correia, E. Gomes, B. Lopes, F. C. Lopes, E. Pires, & A. Rola (Eds.), Uma visão holística da Terra e do Espaço nas suas vertentes naturais e humanas. Homenagem à Professora Celeste Romualdo Gomes (Vol. III, pp. 327–348). CITEUC - Centro de Investigação da Terra e do Espaço da Universidade de Coimbra. https://doi.org/http://doi.org/10.5281/zenodo.4410879
Abstract: As metodologias de ensino podem desempenhar um papel central na promoção de competências complexas no ensino superior, nomeadamente na vertente do desenvolvimento epistemológico, estruturado nas suposições que os estudantes vão desenvolvendo sobre as características do conhecimento (modos de conhecimento). A metodologia da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP), pressupõe frequentemente a análise e discussão de cenários problemáticos, hipotéticos e/ou reais, que lidam com vários fatores em simultâneo, para os quais existem diversas possibilidades de explicação e cujas soluções nem sempre são consensuais entre peritos, como é o caso da área da Geologia e Ambiente (GA). Assim, um dos caminhos para o desenvolvimento de processos cognitivos complexos, em particular no que se refere ao desenvolvimento epistemológico, pode residir na aplicação da ABRP em contexto académico. O presente estudo quasi-experimental, pretendeu investigar se a metodologia ABRP permite potenciar os modos de conhecimento a partir de cenários problemáticos, em estudantes da unidade curricular (UC) de GA de uma faculdade pública portuguesa, comparativamente com a metodologia de ensino tradicionalmente aplicada. Para o efeito, foi elaborado um Programa de Intervenção (PI), baseado na metodologia ABRP. A amostra de conveniência abrangeu 33 estudantes, divididos em dois grupos: experimental (n=16) e de comparação (n=17), sendo que os estudantes do grupo experimental foram submetidos ao PI, durante 9 semanas de um semestre letivo, em sessões de duas horas semanais, à componente teórico-prática da UC de GA. Na recolha de dados foi utilizada a versão portuguesa da Medida de Reflexão Epistemológica (MER). Os resultados obtidos mostram diferenças estatisticamente significativas entre os grupos experimental e de comparação, em termos globais e no domínio “papel dos colegas”, apontando para uma associação entre os modos de conhecimento mais complexos e a aplicação da metodologia ABRP no ensino superior, na área de GA. ABTRACT: Teaching and learning methodologies might play a central role in promoting complex competences in higher education, especially in terms of epistemological development, which is structured on the students’ assumptions about the characteristics of knowledge (ways of knowing). The Problem-Based Learning (PBL) methodology often comprises the analysis and discussion of hypothetical and/or real problematic scenarios that deal with several factors simultaneously, for which there are various possibilities of explanation and whose solutions are not always consensual between experts, as is the case in the area of Geology and Environment (GE). Thus, one of the approaches for the development of complex cognitive processes, such as epistemological development, may be accomplished through the application of PBL in an academic context. The quasi- experimental study was undertaken in the GE curricular unit of a Portuguese public faculty. It aimed to untangle whether the PBL methodology, which implies the exploration of problematic scenarios, allows to enhance the students’ ways of knowing compared to the traditionally applied teaching methodology. For this purpose, an Intervention Program (IP) was developed, based on the PBL methodology. The convenience sample involved a total of 33 students, divided into two groups: experimental (n = 16) and comparison (n = 17), being the students in the experimental group subjected to the IP, over a 9 week-period of an academic semester, and throughout weekly sessions of two hours. The Portuguese version of the Measure of Epistemological Reflection (MER) was used to collect data. The findings obtained showed statistically significant differences between the experimental and comparison groups, in global terms and in the “role of peers” domain. This result points to an association between the most complex ways of knowing and the implementation of the PBL methodology in higher education, in GE course.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3403
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