Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3407
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dc.contributor.advisorCairrão, Álvaro-
dc.contributor.advisorRodrigues, Helena Sofia-
dc.contributor.authorRocha, Nuno Tiago da Silva-
dc.date.accessioned2023-07-06T12:09:35Z-
dc.date.available2023-07-06T12:09:35Z-
dc.date.issued2023-06-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/3407-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Marketing apresentada na Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelopt_PT
dc.description.abstractNos últimos anos, o rápido e explosivo desenvolvimento das redes sociais alterou a forma como as pessoas comunicam entre si. As chamadas redes sociais ou social media, tornaram-se, não só, facilitadoras da distribuição de informação, em tempo real entre os utilizadores espalhados pelo Mundo, como também, originaram um crescimento exponencial das chamadas Fake News, precursoras de graves surtos de desinformação online. O combate a essa desinformação apenas será possível se compreendermos como as Fake News são detetadas/tratadas e o seu peso no comportamento dos utilizadores portugueses, temáticas estas retratadas no âmbito da investigação a que nos propomos. As Fake News, a sua propagação nas redes sociais com especial enfoque na rede social Facebook, como são detetadas/tratadas e o peso no comportamento dos utilizadores portugueses são pontos fulcrais para todo o desenrolar desta investigação. Com esse intuito, procedemos ao estudo da forma como os utilizadores portugueses interagem com as notícias falsas e que métodos seguem para contrariar a sua difusão através do uso da metodologia Questionário Online. Segundo os resultados obtidos no inquérito, os visados consideram que as Fake News têm influência no grau de credibilidade que estes têm da comunicação das marcas, uma vez que, na maior parte dos casos, estes confirmam sempre ou quase sempre a veracidade dos conteúdos partilhados pelas marcas na rede social Facebook usando os sítios oficiais (website, loja) das mesmas, demonstrando dúvidas quando a fonte não é fidedigna. No entanto, as suas respostas não traduzam, totalmente, essa assertividade.pt_PT
dc.description.abstractIn recent years, the rapid and explosive development of social networks has changed the way people communicate with each other. The so-called social networks or social media have become, not only facilitators of the distribution of information in real time between users spread around the world, but have also caused an exponential growth of the so-called Fake News, precursors of serious outbreaks of disinformation online. Combating this disinformation will only be possible if we understand how Fake News are detected/treated and their weight in the behaviour of Portuguese users, themes that are portrayed in the scope of the research we propose. The Fake News, its propagation in the social networks with special focus on the social network Facebook, how it is detected/treated and its weight in the behaviour of Portuguese users are key points for the entire development of this research. With that purpose, we proceeded to the study of how Portuguese users interact with fake news and which methods they follow to counteract its diffusion through the use of the Online Questionnaire methodology. According to the results obtained in the survey, the targets consider that Fake News have influence in the degree of credibility they have about the brands' communication in most of the cases, mosto f the time they confirm the veracity of the contents shared by the brands on the social network Facebook using their official sites (website, shop), showing doubts when the source is not reliable. However, their answers do not fully translate that assertiveness.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectFake News onlinept_PT
dc.subjectdesinformação onlinept_PT
dc.subjectcredibilidade notícias onlinept_PT
dc.subjectcredibilidade marcas onlinept_PT
dc.subjectdeteção Fake News onlinept_PT
dc.subjecttratamento Fake News onlinept_PT
dc.subjectonline disinformation,pt_PT
dc.subjectonline news credibility,pt_PT
dc.subjectFake News detectionpt_PT
dc.subjectonline Fake News treatmentpt_PT
dc.titleFake News e os Social Media: como os usuários portugueses identificam e restringem a desinformação na rede social Facebookpt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Marketingpt_PT
thesis.degree.levelMestrept_PT
dc.identifier.tid203324099pt_PT
Appears in Collections:ESCE - Dissertações de mestrado

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