Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3409
Title: O pensamento crítico na formação inicial de professores
Other Titles: Critical thinking in initial teacher education
Authors: Fernandes, Fátima
Aguiar, Ana Raquel
Keywords: Pensamento crítico
Formação inicial de professores
Práticas educacionais
Critical thinking
Initial teacher education
Educational practices
Issue Date: 2021
Publisher: Universidade do Minho. Instituto de Educação. Centro de Investigação em Educação
Citation: Fernandes, F., & Aguiar, A. R. (2021). O pensamento crítico na formação inicial de professores. In B. D. da Silva, L. S. Almeida, A. Barca, M. Peralbo, & R. Alves (Eds.), Atas do XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia (pp. 1768–1780). Universidade do Minho. Instituto de Educação. Centro de Investigação em Educação. https://congreso-xvigp.asocip.com/images/PDF/ATAS_XVI_CIGPP-2021.pdf
Abstract: Todas as orientações curriculares apontam para a necessidade de a escola formar cidadãos capazes de responder, de forma crítica e autónoma, aos desafios colocados pela sociedade. Partindo do pressuposto de que os futuros professores devem ser pensadores críticos, e, simultaneamente, estar preparados para contribuir para a capacitação dos seus futuros alunos neste domínio, na unidade curricular (UC) de Iniciação à Prática Profissional 3 da Licenciatura em Educação Básica, foram adotadas estratégias e metodologias que contribuíssem para essa preparação. Nesse sentido, foi proposto aos estudantes que, após algumas sessões de estágio com crianças entre os três e os 10 anos, e com base em recursos disponibilizados, observassem outras realidades e analisassem, avaliassem e refletissem, mobilizando, assim, processos cognitivos diversos. Os estudantes e os docentes trabalharam, pela primeira vez, desta forma, nesta UC, pelo que se considera uma experiência de cariz exploratório. Estas situações de ensino e aprendizagem, que requerem uma análise realista, comparativa, avaliativa e reflexiva fundamentada sobre a ação educativa e toda a estrutura em que ela assenta, revelam-se cruciais do ponto de vista dos estudantes e dos docentes. Os estudantes destacaram, sobretudo, a importância de conhecerem contextos distintos e recursos e práticas modelo para a sua futura atividade profissional. A equipa docente, ciente da importância de formar profissionais seletivos, assertivos e reflexivos, considera que as UC de estágio se proporcionam a um trabalho reflexivo sobre aspetos diversificados que se relacionam direta e indiretamente com a ação educativa e à partilha de práticas e recursos exemplares, inspiradores, desafiantes, inovadores e adequados ao contexto. ABSTRACT: All curricular guidelines show the need that the school has to train citizens who are able to answer, in a critical and autonomous way, to the challenges that society presents. Based on the need that future teachers should be critical thinkers and, simultaneously, be prepared to contribute to the training of their future students in this area, in the curricular unit (UC) of Introduction to Professional Practice 3 of the Degree in Basic Education, strategies and methodologies were adopted to contribute to this preparation. In this sense, it was proposed that the students would, after some training sessions with children aged between three and 10 years old, and based on the resources provided, observe other realities and analyse, evaluate and reflect, in a manner that applied different cognitive processes. Students teachers worked in this way for the first time on this course, which is considered an exploratory experience. These teaching and learning situations, which require a realistic examination and a reasoned, comparative, evaluative and reflective analysis of the educational action and the whole structure on which it is based, are crucial from the point of view of students and teachers. The students particularly highlighted the importance of knowing different contexts and resources and practices that may constitute models for their future professional activity. The teachers, aware of the importance of training selective, assertive and reflective professionals in the choices they make, consider that, in these subjects of teacher training, moments should be reserved for reflection on diversified aspects that relate directly and indirectly to educational action and exemplary, inspiring, challenging, innovative and contextually appropriate practices and resources should be exposed.
URI: https://congreso-xvigp.asocip.com/images/PDF/ATAS_XVI_CIGPP-2021.pdf
http://hdl.handle.net/20.500.11960/3409
ISBN: 978-989-8525-71-0
Appears in Collections:ESE - Artigos em conferência

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Aguiar_Fernandes2021_ATAS_XVI_CIGPP-pp1768-1780.pdf4.25 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.