Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3410
Title: Desafios do digital e formação de professores, um sim ou não entendimento?
Authors: Barbosa, Gabriela
Aguiar, Ana Raquel
Keywords: Formação
Professores
Tecnologias digitais
Training
Teachers
Technologies
Issue Date: 2018
Publisher: Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCE) da Universidade do Porto (UP)
Citation: Barbosa, G., & Aguiar, A. R. (2018). Desafios do digital e formação de professores, um sim ou não entendimento? In C. Leite & P. Fernandes (Eds.), Currículo, avaliação, formação e tecnologias educativas (CAFTe): Contributos teóricos e práticos (pp. 241–256). Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCE) da Universidade do Porto (UP). https://www.fpce.up.pt/ciie/?q=publication/e-books/edition/currículo-avaliação-formação-e-tecnologias-educativas-cafte
Abstract: O amplo desenvolvimento das tecnologias digitais e a sua omnipresença no quotidiano do aluno do século XXI são fatores que não podem ser ignorados pela escola e pelos profissionais da educação. Os alunos que os professores recebem atualmente nas suas turmas nasceram na era digital e desejam encontrar na escola ambientes ricos em tecnologia para atender às suas motivações de aprendizagem. É compromisso da escola garantir e promover a qualidade e as expectativas no ensino. Espera-se que o professor organize a sua prática pedagógica, adaptando-a aos seus alunos, num processo coerente e equilibrado, usando o digital enquanto recurso para melhorar o ambiente de aprendizagem. A investigação mostra que um dos fatores que influencia a adoção das tecnologias digitais (TD) pelos professores nas práticas pedagógicas, resulta das experiências tecnológicas incluídas nos seus programas de formação. Situados neste nível, este estudo procura perceber qual a integração que professores fazem das TD na prática pedagógica e de que modo os programas de formação inicial ou contínua influenciam essa utilização. O estudo envolveu professores de 1.º ciclo do ensino básico e estudantes finalistas de mestrados em educação, e restringiu-se ao uso das TD na aula de Português. Para a recolha de dados, recorreu-se ao inquérito por questionário online e entrevistas. As conclusões deste trabalho trazem contributos importantes sobre o modo como a aprendizagem dos professores para a integração efetiva da tecnologia digital deve avançar. Parece-nos haver necessidade de fazer uma intervenção didático-pedagógica profunda nos programas de formação inicial e contínua de professores, ao nível da construção do conhecimento para a utilização das TD nas aprendizagens escolares. ABSTRACT The wider development of digital technologies and their universality in the school neither by education professionals. Teachers are contacting and receiving students in their classes who were born in the digital age and who wish to find in school rich environments in what regards to technology, in ensure and to promote quality as well as expectations in teaching environment. It is hoped that teachers organize their pedagogical practice, by adapting it to the students, in a coherent and balanced process, using the digital as a resource to improve the learning environment. The research has shown that one of the factors influencing teachers' adoption of digital technologies (TD) in pedagogical practices results from the technological experiences they had in their training programs. Therefore, this study aims to understand how teachers integrate TD in their pedagogical practice and how initial or continuing training programs influence this integration. The participants of this study are primary school teachers as well as students of master degrees in education (in their last academic year); it was evaluated the use of TD in the Portuguese class, restrictedly. For data collection, we used an online questionnaire survey and interviews. The conclusions of this study bring important contributions regarding the fective integration of digital technology in class. it seems to us that there is a need for a deep didactic-pedagogical intervention in the initial and continuing teacher training programs, namely at the level of acquisition of knowledge for the use of TD in school learning.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3410
ISBN: 978-989-8471-32-1
Appears in Collections:ESE - Artigos em conferência

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
3..pdf1.23 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.