Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3411
Title: Aprender português língua estrangeira num mundo caracterizado pela diversidade: da transmissão de valores à cultura
Authors: Aguiar, Ana Raquel
Keywords: Português língua estrangeira
Didática das línguas e culturas estrangeiras
Educação intercultural
Cultura
Diversidade
Issue Date: 2017
Citation: Aguiar, A. R. (2017). Aprender português língua estrangeira num mundo caracterizado pela diversidade: Da transmissão de valores à cultura. Portuguese Language Journal, 11, 255–278. https://portugueselanguagejournal.com/index.php/home/article/view/18
Abstract: No modelo globalizado de modernização (Teodoro e Aníbal, 2007), que caracteriza a nova era do global, reconhece-se às línguas uma importância fundamental no desenvolvimento dos valores humanos e sociais. A crescente consciencialização da diversidade linguística, económica, cultural, social, entre outros aspetos, que marca a nossa sociedade global, confere às línguas um papel preponderante, na medida em que a aprendizagem das mesmas é uma mais-valia na formação dos indivíduos. Aliás, a globalização económica e cultural acentuou a emergência de novos públicos na aprendizagem de línguas (Alarcão, 2008), nomeadamente a formação de adultos, existindo uma ligação forte entre aprendizagem ao longo da vida, empregabilidade, competitividade e aprendizagem de línguas (Ribas, 2004). É neste contexto que urge refletir sobre a importância da aprendizagem do Português Língua Estrangeira (PLE) num mundo global, sublinhando a interligação entre a língua-cultura e a transmissão de valores intimamente ligada à aprendizagem linguística.
URI: https://portugueselanguagejournal.com/index.php/home/article/view/18
http://hdl.handle.net/20.500.11960/3411
Appears in Collections:ESE - Artigos indexados a outros indexadores

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1.pdf305.64 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.