Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3419
Title: A Internalização dos custos ambientais na Gestão de Transportes de Mercadorias
Other Titles: O caso da empresa da empresa Petrobox
Authors: Alves, Wellington
Silva, Ana Filipa Cerqueira
Keywords: Transportes
Cadeia de Abastecimento
Sustentabilidade
Intermodalidade
Transportation
Supply Chain
Sustainability
Intermodality
Issue Date: 19-Jun-2023
Abstract: O Transporte de Mercadorias é um setor vital na sociedade, nas empresas e na economia global. Todos os ramos necessitam desta atividade para um bom funcionamento e desempenho, seja para receberem produtos/matéria-prima do fornecedor ou para levá-los até ao cliente final. Este setor é muito importante na cadeia de abastecimento. No entanto, a questão da sustentabilidade é cada vez mais abordada, essencialmente nesta atividade. Os transportes são responsáveis por grande parte das emissões de gases de efeito de estufa a nível mundial, contribuindo para problemas ambientais, como a poluição do ar e problemas na saúde humana, nomeadamente respiratórios e alergias. Assim, é cada vez mais importante analisar o impacto que os Transportes têm no meio ambiente, e é neste sentido que surge o objetivo principal desta dissertação, que é compreender este impacto, de que forma se pode minimizar e que custos ambientais poderão ser imputados às empresas ou poluidores individuais. Deste modo, e no âmbito de Mestrado em Logística, o presente trabalho, após analisar a literatura relativa aos Transportes de Mercadorias, Sustentabilidade e outros aspetos importantes para o desenvolvimento da dissertação, os resultados têm como foco discutir estes impactos em termos de emissões e custos ambientais, custos estes que podem ser incutidos às empresas ou aos poluidores da sociedade. Por fim, reflete acerca das melhorias, sugerindo propostas e de que forma este impacto pode ser minimizado, como através da intermodalidade. Este modo de transporte visa a utilização estratégica de mais de um modo de transporte, contribuindo para uma diminuição das emissões e consequente aumento da sustentabilidade. Este Modelo permite perceber o impacto deste setor no meio ambiente, analisar a quantidade de emissões provocadas pelo mesmo e, através da internalização dos custos ambientais, compreender quanto as empresas pagariam por este impacto e que fatores fazem variar estes custos e emissões.
Freight Transportation is a vital sector in society, businesses, and the global economy. All branches need this activity for a good operation and performance, either to receive products / raw materials from the supplier or to take them to the final customer. This sector is very important in the supply chain. However, the issue of sustainability is increasingly addressed essentially in this activity. Transportation is responsible for a large part of the world's greenhouse gas emissions, contributing to environmental problems such as air pollution and human health problems, namely respiratory and allergies. Thus, it is increasingly important to analyze the impact that transport has on the environment, and it is in this sense that the main objective of this dissertation arises, which is to understand this impact, how it can be minimized and what environmental costs can be charged to companies or individual polluters. In this way, and within the scope of the Master's in Logistics, this work, after analyzing the literature on Freight Transport, Sustainability and other important aspects for the development of the dissertation, the results focus on discussing these impacts in terms of emissions and environmental costs, costs that can be charged to companies or polluters of society. Finally, it reflects on improvements, suggesting proposals and how this impact can be minimized, such as through intermodality. This aims at the strategic use of more than one mode of transportation, contributing to a decrease in emissions and consequently increasing sustainability. This Model allows one to understand the impact of this sector on the environment, to analyze the amount of emissions caused by it and, through the internalization of environmental costs, to understand how much companies would pay for this impact and what factors make these costs and emissions vary.
Description: Dissertação de Mestrado em Logística(APNOR) apresentada na Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3419
Appears in Collections:ESCE - Dissertações de mestrado

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