Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3425
Title: Os trilhos matemáticos na formação inicial de professores
Other Titles: Mathematical trails in teacher training
Authors: Vale, Isabel
Barbosa, Ana
Keywords: Contextos não formais
Trilhos matemáticos
Resolução e formulação de problemas
Criatividade
Formação inicial de professores
Non-formal context
Mathematical trails
Problem solving and posing
Creativity
Pre-service teacher training
Issue Date: 2020
Publisher: Atena Editora
Citation: Vale, I., & Barbosa, A. (2020). Os trilhos matemáticos na formação inicial de professores. In A. J. N. da Silva & A. R. L. Vieira (Eds.), Prospecção de problemas e soluções nas ciências matemáticas 2 (pp. 87–98). Atena Editora. https://doi.org/10.22533/at.ed.6202008098
Abstract: A sala de aula é uma das “casas” onde a educação tem lugar. O recurso a contextos não formais de ensino e aprendizagem, como seja o meio envolvente, constitui-se como um ambiente educativo que pode promover atitudes positivas e uma motivação adicional para o estudo da matemática. Assim, surgem os trilhos matemáticos, que consistem numa sequência de paragens com tarefas que os alunos têm de resolver, ao longo de um percurso pré-planeado. Os trilhos proporcionam experiências de aprendizagem significativas para qualquer conceito do currículo, permitindo criar um espaço informal de aprendizagem, fora da sala de aula. É fundamental que os professores contactem com abordagens desta natureza e que conheçam as suas potencialidades. Os trilhos matemáticos constituem-se particularmente com grande potencial para a formulação de problemas por parte dos (futuros) professores e para a resolução de problemas por parte dos alunos que vivenciam os trilhos. Este artigo descreve parte de um estudo onde se pretende compreender as potencialidades dos trilhos matemáticos no âmbito da formação inicial de professores do ensino básico (3-12 anos), assim como a sua reação. Em particular, procurámos compreender como os trilhos matemáticos podem constituir-se num recurso para a formação de professores, enfatizando a formulação de problemas bem como a criatividade matemática. Adotou-se uma metodologia de natureza qualitativa e interpretativa, sendo os dados recolhidos através de observações, questionário, entrevistas e produções escritas de tarefas/trilhos. Os resultados mostram uma grande motivação e adesão à proposta de elaboração de um trilho, com grandes potencialidades para a aprendizagem da matemática, contribuindo para aplicarem os seus conhecimentos matemáticos e adquirir uma nova visão da matemática. Contudo estes estudantes reconhecem que formular problemas é mais complexo do que resolver problemas. ABSTRACT: The classroom is one of the “homes” where education takes place. The use of non-formal teaching and learning contexts, such as the environment, constitutes an educational environment that can promote positive attitudes and additional motivation for the study of mathematics. In this scope we have the mathematical trails, which consist of a sequence of stops with tasks that students have to solve, along a pre-planned route. The trails provide meaningful learning experiences for any concept in the curriculum, allowing the teachers to create an informal learning space, outside the classroom. It is essential that teachers contact with approaches of this nature and know their potential. The mathematical trails have particularly great potential for problem posing on the part of (future) teachers and for the problem solving on the part of the students who experience the trails. This article describes part of a study in which it is intended to understand the potential of mathematical trails in the context of elementary education teacher training (3-12 years), as well as the future teachers’ reaction. In particular, we tried to understand how mathematical trails can be a resource for teacher training, emphasizing problem posing as well as mathematical creativity. A qualitative and interpretative methodology was adopted, with data collected through observations, questionnaires, interviews and written production of tasks/trails. The results show a great motivation and involvement in the proposal to develop a trail, with great potential for learning mathematics. However, these students recognized that posing problems is more complex than solving problems, as had difficulties diversifying the content involved in tasks based on objects of reality.
Description: Este artigo tem por base o texto da conferência proferida no VIII CIBEM, em Madrid 2017
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3425
ISBN: 9786557063620
Appears in Collections:ESE - Capítulo de livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
os-trilhos-matematicos-na-formacao-inicial-de-professores.pdf4.26 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.