Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3430
Title: Valorizar o Património Local com crianças em idade pré-escolar
Authors: Oliveira, Joana Maria Guimarães de
Marques, Gonçalo Nuno Ramos Maia
Sousa, Ana Raquel de Sousa Correia de
Keywords: Educação Pré-Escolar
Património Cultural e Natural
Biodiversidade
Geodiversidade
Sustentabilidade
Pre-School Education
Historical-Cultural and Natural Heritage
Biodiversity
Geodiversity
Sustainability
Issue Date: 22-Jun-2023
Abstract: Este relatório apresenta o percurso realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), do 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. O relatório está dividido em três capítulos e foca-se na área de Conhecimento do Mundo, explorando a interdisciplinaridade entre o conhecimento histórico e natural. O objetivo é a valorização e preservação do património histórico-cultural e natural, num grupo de crianças da Educação Pré-Escolar, de um jardim de Infância de uma freguesia de Viana do Castelo. Com o passar dos anos, acumulamos um vasto e rico património histórico, cultural e natural que assume uma grande importância para a população e não pode ser substituído. É essencial valorizar e preservar este património. A Educação Pré-Escolar é um dos principais alicerces para adquirir conhecimentos e habilidades, sendo um ambiente adequado para aprender e disseminar informações sobre esse tema. Encontraram-se diversas formas de valorização o património nas crianças com idade Pré-Escolar e para isto optou-se por delinear os seguintes objetivos: (a) conhecer as ideias das crianças em idade pré-escolar sobre o património local, (b), criar e dinamizar atividades de exploração do património local e ainda (c) analisar as perceções das crianças sobre as atividades e os aspetos explorados. A metodologia utilizada foi a qualitativa que é do tipo interpretativa e descritiva, uma vez que recorreu à observação, registos fotográficos e audiovisuais, desenhos e conversas informais, como método e recolha de dados. Com base nos resultados obtidos, este estudo conclui que as crianças participantes demonstram um genuíno interesse em querer saber mais sobre o meio que a rodeia quando são incentivadas a experimentar e a se envolver nos recursos relacionados com o património local. Além disso, as atividades implementadas mostraram contribuir para o conhecimento do património histórico-cultural e natural que a rodeia. Há um consenso entre a literatura e as observações de que as crianças adquirem conceitos e teorias iniciais que promovem o desenvolvimento de um pensamento histórico-cultural e natural.
This report presents the work carried out within the scope of the Supervised Teaching Practice (PES) course, of the 2nd year of the Master's degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle, of the Higher School of Education, integrated in the Polytechnic Institute of Viana do Castelo. Divided into three chapters, this report focuses on the area of Knowledge of the World and explores the interdisciplinarity between historical and natural knowledge. The objective is the valorization and preservation of the historical-cultural and natural heritage, in a group of children from Pre-School Education, from a kindergarten in a parish of Viana do Castelo. Over the years, we have accumulated a vast and rich historical, cultural and natural heritage that is of great importance to the population and cannot be replaced. It is essential to value and preserve this heritage. Pre-School education is one of the main foundations for acquiring knowledge and skills, being an appropriate environment to learn and disseminate information on this subject. Several ways of valorizing the heritage in Pre-School children were found, and for this purpose, the following objectives were outlined: (a) to know the ideas of Pre-School children about local heritage, (b) to create and promote activities for the exploration of local heritage, and (c) to analyze children's perceptions about the activities and aspects explored. The methodology used was qualitative, of an interpretive and descriptive type, as it used observation, photographic and audiovisual records, drawings and informal conversations as methods of data collection. Based on the obtained results, this study concludes that the participating children demonstrate a genuine interest in wanting to learn more about their surroundings when encouraged to experience and engage with resources related to the local heritage. Furthermore, the implemented activities have shown to contribute to the understanding of the historical, cultural, and natural heritage surrounding them. There is a consensus between the literature and observations that children acquire initial concepts and theories that promote the development of historical, cultural, and natural thinking.
Description: Relatório Final da Prática de Ensino Supervisionada, Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo de Ensino Básico, Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3430
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana_Raquel_Sousa.pdf
  Until 2033-06-22
3.18 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.