Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3454
Title: O corpo fala - Uma abordagem à ecstatic dance em contexto educativo
Authors: Padrão, Joana Helena Gonçalves da Costa
Almeida, Carlos Aberto dos Santos
Ribeiro, Patrícia Maia
Keywords: Ecstatic dance
Contexto educativo
Consciência corporal
Expressão de emoções
Inclusão
Ecstatic dance
Educational context
Body awareness
Expression of emotions
Inclusion
Issue Date: 23-Jun-2023
Abstract: A presente investigação centra-se na compreensão da ecstatic dance e a sua pertinência em contexto educativo, identificando-se as principais características deste tipo de dança capazes de contribuir para a promoção do bem-estar e do desenvolvimento pessoal. Deste modo, para além da pesquisa em fontes bibliográficas, auscultamos a opinião de especialistas (entrevistas), que referiram os benefícios físicos, psicológicos, espirituais e sociais que a experiência de ecstatic dance pode promover. Através da ecstatic dance, os indivíduos podem expressar as suas emoções, ideias e pensamentos de forma não verbal, isto é, o corpo fala criando a sua própria forma de expressão. Recorremos a uma metodologia de investigação-ação através de procedimentos descritivos e qualitativos, bem como através da observação em contexto educativo de atividades performativas e reflexivas. Esta investigação permitiu concluir que a dança em geral e em particular a ecstatic dance, por ser um tipo de dança livre e facilitadora de expressão de emoções/sentimentos, promove a aceitação de si e do outro e a inclusão, sendo por isso importante abrir caminho para que o contexto educativo esteja aberto a novas dinâmicas. O clima criado pela ecstatic dance é facilitador da consciência corporal e do sentimento de autoestima e de estima pelo outro. A investigação permitiu ainda concluir que a ecstatic dance pode ser uma prática educativa, contribuindo para o desenvolvimento integral e harmonioso do indivíduo e da sociedade como um todo.
The present research focuses on the understanding of ecstatic dance and its pertinence in an educational context, identifying the main characteristics of this type of dance that can contribute to the promotion of well-being and personal development. In this way, besides the research in bibliographical sources, we have listened to the opinion of specialists (interviews), who have referred to the physical, psychological, spiritual and social benefits that the ecstatic dance experience can promote. Through ecstatic dance, individuals can express their emotions, ideas and thoughts in a non-verbal way, that is, the body speaks, creating its own form of expression. We used an action-research methodology through descriptive and qualitative procedures, as well as through observation in an educational context of performative and reflexive activities. This research allowed us to conclude that dance in general and in particular ecstatic dance, being a type of free dance that facilitates the expression of emotions/feelings, promotes self-acceptance, acceptance of the other and inclusion, and it is therefore important to open the way for the educational context to be open to new dynamics. The climate created by ecstatic dance facilitates body awareness and the feeling of self-esteem and esteem for others. The research also allowed us to conclude that ecstatic dance can be an educational practice, contributing to the integral and harmonious development of the individual and of society as a whole.
Description: Dissertação de Mestrado em Educação Artística apresentada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3454
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Patricia_Ribeiro.pdf1.82 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.