Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3461
Title: O contributo do Design na implementação de equipamentos escolares para alunos do 3º ciclo
Authors: Mota, Luís
Araújo, Anabela
Fernandes, Sílvia Filipa da Cunha
Keywords: Design
Co-Design
Design de equipamentos
Sucesso escolar
Ensino 3ºciclo
Equipment design
School success
Teaching 3rd cycle
Issue Date: 21-Jul-2023
Abstract: Esta investigação tem como objeto de estudo a conceção de um equipamento escolar, especialmente para os alunos do 3º ciclo do Agrupamento de Arcos de Valdevez. Observamos que o 7º, 8º e 9º ano de escolaridade são um ponto crítico para os níveis de insucesso escolar, revelando assim uma deficiência por parte da comunidade escolar, seio familiar ou do próprio aluno. A investigação mostra e exemplifica os possíveis pontos de partida do insucesso escolar, de forma a compreender quais as carências que os alunos possam sentir para posteriormente seguir com o desenvolvimento de novos equipamentos que preencham as expectativas e necessidades dos utilizadores, proporcionando-lhes uma atividade lúdica enriquecedora que estimule as crianças criativa e intelectualmente, e ajudando-as a ultrapassar algumas barreiras. O projeto concebido tem como principal objetivo criar uma melhor relação entre aluno e agrupamento, e dar uma maior motivação na hora de trabalhar/estudar no espaço escolar extra-aula. Para um melhor resultado final, e uma vez que a natureza desta dissertação é prática, recorremos a metodologias intervencionistas e não-intervencionistas de base qualitativa e quantitativa. Apropriamo-nos também de métodos como o Co-Design, Human-Centered Design e Design Thinking. Podemos assim concluir que o design se demonstrou um parceiro benéfico na comunidade escolar, tendo em conta que incentiva a convivência entre os estudantes de forma a privilegiar o estudo e consequentemente a melhoria do desempenho escolar.
The study object of this research is the conception phase of a school furniture focused on middle school students of Arcos de Valdevez School. We came to the conclusion that 7th, 8th and 9th grade are the critical point of school success and the school community, the family and the student itself are the main factors. The research identifies possible bases of school failure in order to understand the lacks students might feel and develop new tools that fulfills the users needs and expectations providing them an enriching entertaining activity which stimulates them in a creative and intellectual way helping them overcoming obstacles. Improving the relationship between the students and the school and create motivation when it comes to studying/working outside the classroom is the main goal of the presented project. For a better final result, and since the nature of this dissertation is practical, we used interventionist and non-interventionist methodologies with a qualitative and quantitative basis. We also appropriate methods such as Co-Design, Human-Centered Design and Design Thinking. We can thus conclude that design has proven to be a beneficial partner in the school community, taking into account that it encourages coexistence among students in order to favor study and consequently the improvement of school performance.
Description: Mestrado em Design Integrado na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3461
Appears in Collections:ESTG - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Silvia_Fernandes.pdf18.92 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.