Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3462
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAparo, Ermanno-
dc.contributor.advisorSoares, Liliana-
dc.contributor.authorArantes, Tiago Torres-
dc.date.accessioned2023-09-08T14:48:19Z-
dc.date.available2023-09-08T14:48:19Z-
dc.date.issued2023-07-21-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/3462-
dc.descriptionMestrado em Design Integrado na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelopt_PT
dc.description.abstractA presente dissertação apropria-se de uma tipologia em desuso, aplicada ao contexto doméstico como o típico bar de canto, comum na região do Alto Minho, no Norte de Portugal. O estudo pretende relacionar o ofício da marcenaria em contexto produtivo da carpintaria atual, sendo capaz de inserir nas produções, técnicas, formas e estilos eruditos com a vertente cultural muito marcada, capaz de implementar um sistema de rede territorial dentro do mesmo sector produtivo. O mesmo, assenta numa metodologia mista, não intervencionista e intervencionista, de base qualitativa. A fase não intervencionista, consiste no primeiro momento tendo como suporte o trabalho teórico, estando dividido na recolha e análise de conceitos teóricos como, sistema de rede territorial, semi-industrialização e cultura do fazer na definição de ofícios antigos a cultura do mobiliário português, e as suas relações históricas. A fase intervencionista está segmentada em três momentos, o primeiro: O trabalho de campo, etapa onde se destaca a necessidade de observar e compreender a inserção do bar de canto no espaço e entender quantas tipologias existem entendendo as suas variações. O desenvolvimento de um protótipo face à inauguração de o showroom OLDFOX com o intuito de entender a aceitação perante a nova forma da tipologia validado através de um inquérito a todos os presentes, e o desenvolvimento da “Adelaide” em suma de todo o trabalho desenvolvido. Com a presente investigação espera-se provar que o designer de equipamento pode enfrentar a instabilidade e a complexidade da realidade atual, relacionando os seus projetos com o saber fazer local, impulsionando um sistema de rede territorial no contexto do sector industrial da madeira, capacitando a redução da extinção da arte da marcenaria implementando as suas técnicas na atualidade através de elementos polinizadores. De igual modo, o estudo demonstra que as hipóteses de projeto produzidas neste contexto dependem da competência do designer para estabelecer conexões. Este processo criativo pode ser uma oportunidade para a conceção da autossustentabilidade de um sistema de rede territorial, validando o design como uma disciplina com responsabilidade e valor social.pt_PT
dc.description.abstractThe present dissertation appropriates a typology in disuse, applied to the domestic context as the typical comer bar, common in the Alto Minho region, in the North of Portugal. The study intends to relate the craft of joinery in the productive context of current carpentry, being able to insert in the productions, techniques, forms and erudite styles with a very marked cultural aspect, capable of implementing a territorial network system within the same productive sector. The same is based on a mixed methodology, non-interventionist and interventionist, with a qualitative basis. The non-interventionist phase, consists of the first moment supported by theoretical work, being divided into the collection and analysis of theoretical concepts such as the territorial network system, semi- industrialization and culture of making in the definition of ancient crafts, the culture of portuguese fumiture, and their historical relationships. The interventionist phase is segmented into three moments, the first: Field work, a stage where the need to observe and understand the insertion of the comer bar in the space and understand how many typologies exist, understanding their variations. The development of a prototype in view of the inauguration of the OLDFOX showroom in order to understand the acceptance of the new form of typology validated through a survey of all those present, and the development of "Adelaide" in short of all the work carried out. With the present investigation it is expected to prove that the equipment designer can face the instability and complexity of the current reality, relating his projects with local know-how, promoting a territorial network system in the context of the industrial sector of wood, enabling the reducing the extinction of the art of carpentry by implementing its techniques today through pollinating elements. Likewise, the study demonstrates that the design hypotheses produced in this context depend on the designer's competence to establish connections. This creative process can be an opportunity to conceive the self-sustainability of a territorial network system, validating design as a discipline with responsibility and social value.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsembargoedAccesspt_PT
dc.subjectDesign de equipamentopt_PT
dc.subjectNova tipologiapt_PT
dc.subjectSistemas de rede territorialpt_PT
dc.subjectReanimação da marcenariapt_PT
dc.subjectMarcenaria/carpintariapt_PT
dc.subjectEquipment designpt_PT
dc.subjectNew typologypt_PT
dc.subjectTerritorial network systempt_PT
dc.subjectReanimation of joinerypt_PT
dc.subjectJoinery/carpentrypt_PT
dc.titleO designer de equipamento como intérprete e criador de sinergias entre ofícios antigos e funções atuaispt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Design Integradopt_PT
thesis.degree.levelMestrept_PT
thesis.degree.disciplineDesignpt_PT
dc.date.embargo2028-07-21-
dc.identifier.tid203352220pt_PT
Appears in Collections:ESTG - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tiago_Arantes.pdf
  Until 2028-07-21
18.45 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.