Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3463
Title: A cultura da indústria automóvel no design de acessórios de moda
Authors: Soares, Liliana
Gonçalves, Mariana Soares
Keywords: Design
Indústria automóvel
Artesanato
Acessórios de moda
Baixo impacto ambiental
Automotive industry
Handicrafts
Fashion accessories
Reduced environmental impact
Issue Date: 26-Jul-2023
Abstract: A presente investigação, incide sobre a criação de um acessório de moda, tirando partido de uma sinergia de caracter único entre a indústria automóvel e o artesanato. Procurando uma oportunidade de projeto que se concentra na promoção da sustentabilidade ambiental, na preservação da cultura e na revitalização de técnicas artesanais, com o objetivo de desenvolver uma identidade renovada a todas as áreas envolvidas. Esta investigação está dividida e estruturada em 4 momentos assente numa metodologia mista, intervencionista e não intervencionista de base qualitativa. Num primeiro momento trata-se de uma fase de carácter não intervencionista de base qualitativa, uma vez que, se estabelece um momento teórico de análise e construção de conceitos. O segundo momento consiste numa fase intervencionista de base qualitativa, pois evidencia-se pelo trabalho de campo, pela recolha de dados e a análise dos dados das empresas parceiras. Neste momento foi, ainda, realizado um trabalho de coolhunting com o objetivo de analisar e interpretar os comportamentos sociais e identificar tendências emergentes no mercado da moda. Esta metodologia ofereceu uma visão impulsionadora e inovadora do mercado dos acessórios de moda. O terceiro momento carateriza-se pela fase de experimentação e geração de hipóteses de projeto, que abrange a seleção e análise de materiais e a exploração de técnicas artesanais. Este momento qualifica-se como intervencionista de base qualitativa. Num quarto momento aplicou-se uma metodologia intervencionista e orientou-se para a fase de projeto, a criação do protótipo final e a sua distribuição em duas partes distintas do processo criativo, uma parte mais industrial e uma parte artesanal. Com a elaboração desta investigação, pretende-se autenticar o benefício das ligações entre diferentes áreas produtivas, neste sentido o design pode demonstrar ser um agente promotor de sinergias e sustentabilidade, providenciando uma mais-valia para o futuro daquelas.
The present research, focuses on the creation of a fashion accessory. taking advantage of a unique synergy between the automotive industry and handicraft. Looking for a project opportunity that focuses on promoting environmental sustainability, culture preservation and revitalization of craft techniques, aiming to develop a renewed identity to all areas involved. This research is divided and structured in 4 moments based on a mixed methodology, interventionist and non-interventionist of qualitative basis. The first moment is a non-interventionist phase with a qualitative base, since a theoretical moment of analysis and construction of concepts is established. The second moment consists in an interventionist phase of qualitative base, since it is evidenced by field work, data collection and the analysis of data from partner companies. At this moment, coolhunting was also carried out with the objective of analyzing and interpreting social behaviors and identifying emerging trends in the fashion market. This methodology offered a driving and innovative vision of the fashion accessories market. The third moment is characterized by the experimentation and hypothesis generation phase of the project, which includes the selection and analysis of materials and the exploration of craft techniques. This moment qualifies as interventionist with a qualitative base. In a fourth moment, an interventionist methodology was applied and directed to the design phase, the creation of the final prototype and its distribution in two distinct parts of the creative process, a more industrial part and a handcrafted part With the elaboration of this research, we intend to authenticate the benefit of the connections between different productive areas, in this sense design can demonstrate to be a promoting agent of synergies and sustainability, providing an added value for the future of those.
Description: Mestrado em Design Integrado na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3463
Appears in Collections:ESTG - Dissertações de mestrado

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