Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3464
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSoares, Liliana-
dc.contributor.authorReigoto, Sara Cristina Duarte-
dc.date.accessioned2023-09-08T15:19:51Z-
dc.date.available2023-09-08T15:19:51Z-
dc.date.issued2023-07-26-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/3464-
dc.descriptionMestrado em Design Integrado na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelopt_PT
dc.description.abstractA presente dissertação oferece uma reflexão sobre a investigação em Design, através da criação de um equipamento para um espaço de atendimento psicológico na Escola Básica 2/3 da Correlhã, inserida no Agrupamento de Escolas de Ponte de Lima, em parceria com a Empresa de Componentes de Mobiliário Last Layer, sediada em Vila Praia de Âncora, norte de Portugal. Esta investigação está segmentada em 4 Fases: A primeira fase deste estudo expõe a temática abordada através da análise do impacto do período pandémico na saúde mental de crianças e jovens. Posteriormente recorre-se ao estudo do Design Emocional fundamentado por Donald Norman, (Norman,2004) através do qual se analisam 5 casos de estudo inseridos num espectro temporal e geográfico. Esta exploração busca refletir acerca dos valores do Design Emocional em produtos destinados a crianças no contexto do mobiliário. A segunda fase é marcada pela investigação empírica com a inserção da componente de trabalho de campo. Nesta etapa recorre-se ao levantamento do local disponibilizado para a intervenção projetual, e ao contacto com o Serviço de Psicologia e Orientação e com os alunos da Escola Básica 2/3 da Correlhã pelo meio de entrevistas. Paralelamente formaliza-se a relação e a análise produtiva da empresa de Componentes de Mobiliário, Last Layer. Na terceira fase elabora-se a vertente experimental focada na geração de ideias e criação de maquetes, que possibilitam uma análise antecipada sobre as qualidades e fragilidades da proposta de equipamento selecionada. A última fase acarreta a finalização projetual com a construção do protótipo, concluída com uma retrospetiva e futuras considerações para a possível integração do equipamento na Escola Básica 2/3 da Correlhã em Ponte de Lima. Por um lado, com este estudo espera-se inserir um valor emocional no equipamento desenvolvido, valorizando um espaço portador de Bem-Estar infantil, como é o caso de um gabinete de apoio psicológico. Por outro lado, pretende-se introduzir na empresa parceira uma nova tipologia de equipamento orientada para o público infantil no contexto escolar. Uma ação que poderá provar a abertura de novas parcerias para empresa e, eventualmente, aumentar a sua competitividade num novo mercado.pt_PT
dc.description.abstractThe present dissertation offers a reflection on Design research, through the creation of equipment for a psychological office at Primary School 2/3 da Correlhä, inserted in the Grouping of Schools of Ponte de Lima, in partnership with Furniture Components company Last Layer, based in Vila Praia de Âncora, north of Portugal. This investigation is segmented into 4 phases: The first phase of this study exposes the theme through the analysis of the impact of the pandemic on the mental health of children and young people. Subsequently, the study of Emotional Design presented by Donald Norman (Norman, 2004), is used to create 5 case studies within a time and geographic spectrum. This exploration seeks to reflect on the values of Emotional Design in children's fumiture. The second phase is marked by empirical investigation with the insertion of the fieldwork component. In this stage, is carried out a survey of the place available for the project intervention, and is made contact through interviews with the Psychology and Guidance Service and with the students of Primary School 2/3 da Correlhä. At the same time, the relationship and analysis of the Furniture Components company Last Layer, is formalized. In the third phase, the experimental component is elaborated, focused on the generation of ideas and the creation of models, which allow an early analysis regarding the qualities and weaknesses of the proposed equipment. The last phase entails the design finalization with the construction of the final prototype, concluded with a retrospective and future consideration for the possible integration of the equipment at Primary School 2/3 da Correlha in Ponte de Lima. On one hand, with this study it is expected to insert an emotional value in the developed equipment, to value a space that provides children's well-being, as is the case of a psychological support office. On the other hand, it is intended to introduce in the partner company a new type of equipment aimed at children in schools. This action could provide new partnerships for the company and, eventually, increase its competitiveness in a new market.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsembargoedAccesspt_PT
dc.subjectDesign emocionalpt_PT
dc.subjectDesign de equipamentospt_PT
dc.subjectBem-estarpt_PT
dc.subjectCriançapt_PT
dc.subjectRede Empresarialpt_PT
dc.subjectEmotional designpt_PT
dc.subjectEquipment designpt_PT
dc.subjectWell-beingpt_PT
dc.subjectChildrenpt_PT
dc.subjectBusiness Networkpt_PT
dc.titleO design emocional na criação de equipamento para o bem-estar infantilpt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Design Integradopt_PT
thesis.degree.levelMestrept_PT
thesis.degree.disciplineDesignpt_PT
dc.date.embargo2028-07-26-
dc.identifier.tid203352289pt_PT
Appears in Collections:ESTG - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sara_Reigoto.pdf
  Until 2028-07-26
6.01 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.