Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3480
Title: Preferências dos praticantes de indoor cycling relativamente ao comportamento pedagógico do instrutor
Authors: Gonçalves, Carla Sofia Cerqueira
Alves, Susana
Garrido, Rui Manuel Baptista Martins
Keywords: Indoor cycling
Preferências do praticante
Comportamento pedagógico do instrutor
Preferences of practitioners
Instructor pedagogical behavior
Issue Date: 27-Jun-2023
Abstract: Objetivo: O presente estudo teve como objetivos caracterizar e comparar as preferências dos praticantes de duas metodologias de aulas de Indoor Cycling, relativamente aos comportamentos pedagógicos, nomeadamente Schwinn® e RPM™, e comparar essas preferências em função da experiência como praticantes (i.e. iniciados, intermédios e avançados). Métodos: Participaram neste estudo transversal 236 indivíduos com idades compreendidas entre os 18 e 95 anos (M = 42,35; DP = 11,58), do sexo feminino (n =130) e do sexo masculino (n =106) que praticavam os pragramas Schwinn® (51,7%) e RPM™ (48,3%) com uma frequência semanal de 2 sessões/semana. Para analisar a preferência dos praticantes de Indoor Cycling foi utilizado o questionário “Comportamento Pedagógico dos Instrutores de Fitness” validado por Franco (2009). Utilizou-se o teste não paramétrico de não paramétrico “U” de Mann-Whitney para comparar dois programas de Indoor Cycling e para comparar mediante os 3 níveis experiência dos participantes (i.e. Iniciado; Intermédio; Avançado), utilizou-se o teste não paramétrico de Kruskal Wallis, admitindo um valor de significância de p≤0.05. Resultados: Foram verificadas diferenças significativas nas preferências dos participantes relativamente aos comportamentos pedagógicos dos instrutores das 2 metodologias, bem como nas preferências dos praticantes de nível iniciado, intermédio e avançado. Conclusões: Os resultados evidenciam que os comportamentos pedagógicos preferidos pelos praticantes variam de acordo com a metodologia utilizada e com o nível de experiência dos praticantes. Desta forma, os instrutores Indoor Cycling devem adaptar os comportamentos pedagógicos de acordo com as diferentes metodologias e de acordo com as características dos praticantes de modo a promover a sua satisfação.
Objective: The present study aimed to characterize and compare the preferences of practitioners of two methodologies of Indoor Cycling classes, regarding the pedagogical behaviours, namely Schwinn and RPM, and to compare these preferences according to the experience as practitioners (i.e. beginners, intermediate and advanced). Methods: 236 individuals aged between 18 and 95 years (M = 42.35; SD = 11.58), female (n = 130) and male (n = 106), practicing Schwinn® (51.7%) and RPM™ (48.3%) with a weekly frequency of 2 sessions/week participated in this cross-sectional study. To analyze the preference of Indoor Cycling practitioners it was used the questionnaire “Pedagogical Behaviour of Fitness Instructors” validated by Franco (2009). The Mann-Whitney non-parametric "U" test was used to compare two Indoor Cycling programs and to compare through the 3 levels of experience of the participants (i.e. Beginner; Intermediate; Advanced), the Kruskal Wallis non-parametric test was used, admitting a significance value of p≤0.05. Results: Significant differences were verified in the participants' preferences regarding the pedagogical behaviours of the instructors of the two methodologies, as well as in the preferences of the beginner, intermediate and advanced level practitioners. Conclusions: The results show that the pedagogical behaviours preferred by the practitioners vary according to the methodology used and the practitioners' level of experience. Thus, Indoor Cycling instructors should adapt the pedagogical behaviours according to the different methodologies and according to the characteristics of the practitioners in order to promote their satisfaction.
Description: Dissertação de mestrado apresentada para obtenção do grau de Mestre em Atividades de Fitness na Escola Superior de Desporto e Lazer, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3480
Appears in Collections:ESDL - Dissertações de mestrado

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