Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.11960/3501
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Faria, Carla | - |
dc.contributor.author | Sousa, Lígia | - |
dc.contributor.author | Bastos, Alice | - |
dc.date.accessioned | 2023-09-29T09:11:37Z | - |
dc.date.available | 2023-09-29T09:11:37Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | Faria, C., Sousa, L., & Bastos, A. (2013). O abandono académico no ensino superior: contributos do Projecto Ancoragem para o desenvolvimento dos estudantes. In A. Pereira, M. Calheiros, P. Vagos, I. Direito, S. Monteiro, C. F. da Silva, & A. A. Gomes (Eds.), Livro de Actas do VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia (pp. 234–241). Associação Portuguesa de Psicologia. http://hdl.handle.net/10316/47379 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-96606-1-8 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11960/3501 | - |
dc.description.abstract | A literatura internacional aponta para taxas elevadas de dropouts no ES com implicações para a trajectória desenvolvimental dos estudantes. Face às transformações profundas que o ES português sofreu, a questão do dropouts tem assumido contornos distintos, existindo indicadores sobre aumento da perda de estudantes e do insucesso académico. Neste contexto, desenvolveu-se o Projecto Ancoragem cujos principais objectivos são: caracterizar o abandono/dropouts no IPVC; identificar as principais razões do abandono/dropouts; e desenvolver medidas de ancoragem e de promoção do sucesso académico. O Projecto encontra-se estruturado em três fases: sinalização dos dropouts no IPVC (Fase 1); caracterização dos droptous e identificação dos motivos do abandono (Fase 2); e desenho de medidas de ancoragem e promoção do sucesso académico (Fase 3). Na presente comunicação apresentam-se os resultados relativos às Fases 1 e 2, e implicações para a fidelização dos estudantes e promoção do sucesso académico. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Associação Portuguesa de Psicologia | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.subject | Abandono/dropouts | pt_PT |
dc.subject | Sucesso académico | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento dos estudantes do ensino superior | pt_PT |
dc.title | O abandono académico no ensino superior: contributos do Projecto Ancoragem para o desenvolvimento dos estudantes | pt_PT |
dc.type | conferenceObject | pt_PT |
dc.date.updated | 2022-12-24T09:59:16Z | - |
dc.description.version | E51F-89A1-B769 | Carla Faria | - |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
dc.identifier.slug | cv-prod-1910584 | - |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
degois.publication.firstPage | 234 | pt_PT |
degois.publication.lastPage | 241 | pt_PT |
degois.publication.title | Livro de Actas do VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia | pt_PT |
degois.publication.location | Lisboa | pt_PT |
Appears in Collections: | ESE - Artigos em conferência |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Capitulo_Abandono_2013.pdf | 4.47 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.