Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.11960/3503
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Barbosa, Ana | - |
dc.contributor.author | Vale, Isabel | - |
dc.date.accessioned | 2023-09-29T10:42:28Z | - |
dc.date.available | 2023-09-29T10:42:28Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-31 | - |
dc.identifier.citation | Barbosa, A., & Vale, I. (2022). As representações: Escolhas eficazes na resolução de problemas. Educação e Matemática, 166, 19–24. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11960/3503 | - |
dc.description.abstract | É um facto que as tarefas que cada professor seleciona para as suas aulas constituem a base para a aprendizagem dos alunos e a sua natureza influencia, de forma significativa, o tipo de trabalho que é desenvolvido na aula de matemática. Pelo que se devem propor tarefas que promovam o raciocínio e a resolução de problemas, permitir vários modos de abordagem e estratégias de resolução diversificadas, recorrendo a diferentes representações. As representações são uma ferramenta imprescindível na resolução de problemas pois permitem apoiar a compreensão matemática, ajudar o aluno a comunicar as suas ideias, clarificar o raciocínio através das conexões que se podem estabelecer e podem ser usadas na aplicação de conceitos matemáticos no mundo real. Neste sentido, espera-se que os alunos sejam capazes de compreender e aplicar com fluência uma diversidade de representações matemáticas. Este é um assunto importante, que se reveste de alguma complexidade, tendo em conta a multiplicidade de representações que se podem utilizar na aprendizagem da matemática. Depois de uma breve discussão teórica que inclui alguns exemplos ilustrativos, apresentamos quatro tarefas que podem encorajar professores e alunos a pensar de modo flexível na resolução de problemas, através do recurso a múltiplas representações. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Associação de Professores de Matemática | pt_PT |
dc.rights | closedAccess | pt_PT |
dc.subject | Resolução de problemas | pt_PT |
dc.subject | Representações matemáticas | pt_PT |
dc.title | As representações: escolhas eficazes na resolução de problemas | pt_PT |
dc.type | article | pt_PT |
dc.date.updated | 2023-04-05T14:47:36Z | - |
dc.description.version | 0D1E-4824-1244 | Ana Cristina Coelho Barbosa | - |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/acceptedVersion | - |
dc.identifier.slug | cv-prod-3133499 | - |
dc.relation.publisherversion | https://em.apm.pt/index.php/em/article/view/2830 | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
degois.publication.firstPage | 19 | pt_PT |
degois.publication.lastPage | 24 | pt_PT |
degois.publication.volume | 166 | pt_PT |
degois.publication.title | Educação e Matemática | pt_PT |
degois.publication.location | Portugal | pt_PT |
Appears in Collections: | ESE - Artigos indexados a outros indexadores |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
As_representaA_A_es__escolhas.pdf Restricted Access | 1.27 MB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.