Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.11960/3507
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lima, Fátima | - |
dc.contributor.author | Neves, Luísa | - |
dc.date.accessioned | 2023-09-29T13:42:23Z | - |
dc.date.available | 2023-09-29T13:42:23Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | Lima, F., & Neves, L. (2019). Educação para o Desenvolvimento e Ciências Naturais: ENTRECRUZANDO SABERES - uma abordagem no 2.o CEB. In A. Barbosa, Peixoto, E. Cunha, F. Fernandes, G. Barbosa, I. Vale, L. Fonseca, L. Saraiva, & L. Neves (Eds.), Livro de atas do VI encontro ensinar e aprender com criatividade dos 3 aos 12 anos (pp. 119–136). EdProf e Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. https://criaese.wixsite.com/cria2019 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8756-24-4 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11960/3507 | - |
dc.description.abstract | O mundo atual caracteriza-se por mudanças de caráter global que afetam a humanidade. Neste contexto, importa educar os estudantes no sentido de refletir criticamente, tornando-se cidadãos ativos e criativos, aptos a tomar decisões informadas visando o bem comum. Os sistemas de ensino europeus e as orientações metodológicas de Ciências Naturais (CN) apontam nesse sentido. Também há unanimidade sobre a relevância da Educação para o Desenvolvimento (ED) e no reconhecer a escola como lugar privilegiado para o desenrolar da mesma. Porém, apesar de os professores terem um papel determinante para que as crianças compreendam as questões mundiais ao mesmo tempo que adquirem valores, conhecimentos e competências, geralmente não é feita a integração curricular dessas temáticas. No sentido de contrariar esta realidade foi desenvolvido um estudo numa turma do 6° ano de escolaridade, com os objetivos de delinear e implementar propostas didáticas cruzando temáticas de ED com conteúdos curriculares de CN e compreender o seu impacto ao nivel das aprendizagens e da empatia provocada nos alunos. Optou-se por uma metodologia qualitativa de cariz interpretativo, sendo a recolha de dados baseada em observação participante, documentos produzidos pelos alunos e um questionário. Os resultados obtidos evidenciam a possibilidade de integrar temáticas de ED nas aulas de CN sem perturbar as aprendizagens curriculares previstas, possibilitando alcançar simultaneamente objetivos de ED e indo ao encontro dos interesses dos alunos. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | EdProf e Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.subject | Educação para o desenvolvimento | pt_PT |
dc.subject | Ciências naturais | pt_PT |
dc.subject | 6.º ano de escolaridade | pt_PT |
dc.subject | Microorganismos | pt_PT |
dc.subject | Higiene | pt_PT |
dc.subject | Problemas sociais | pt_PT |
dc.title | Educação para o Desenvolvimento e Ciências Naturais: ENTRECRUZANDO SABERES - uma abordagem no 2.º CEB | pt_PT |
dc.type | conferenceObject | pt_PT |
dc.date.updated | 2022-11-15T18:23:31Z | - |
dc.description.version | C917-B3FD-1A62 | Maria Luísa Vieira das Neves | - |
dc.description.version | N/A | - |
dc.identifier.slug | cv-prod-2518426 | - |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
degois.publication.firstPage | 119 | pt_PT |
degois.publication.lastPage | 135 | pt_PT |
degois.publication.title | Livro de atas do VI encontro ensinar e aprender com criatividade dos 3 aos 12 anos / Proceedings of the 1st international conference on teaching and learning with creativity from 3 to 12 years old | pt_PT |
degois.publication.location | Viana do Castelo, Portugal | pt_PT |
Appears in Collections: | ESE - Artigos em conferência |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2019_CRIA_Lima___Neves.pdf | 1.53 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.