Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3507
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLima, Fátima-
dc.contributor.authorNeves, Luísa-
dc.date.accessioned2023-09-29T13:42:23Z-
dc.date.available2023-09-29T13:42:23Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationLima, F., & Neves, L. (2019). Educação para o Desenvolvimento e Ciências Naturais: ENTRECRUZANDO SABERES - uma abordagem no 2.o CEB. In A. Barbosa, Peixoto, E. Cunha, F. Fernandes, G. Barbosa, I. Vale, L. Fonseca, L. Saraiva, & L. Neves (Eds.), Livro de atas do VI encontro ensinar e aprender com criatividade dos 3 aos 12 anos (pp. 119–136). EdProf e Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. https://criaese.wixsite.com/cria2019pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8756-24-4-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/3507-
dc.description.abstractO mundo atual caracteriza-se por mudanças de caráter global que afetam a humanidade. Neste contexto, importa educar os estudantes no sentido de refletir criticamente, tornando-se cidadãos ativos e criativos, aptos a tomar decisões informadas visando o bem comum. Os sistemas de ensino europeus e as orientações metodológicas de Ciências Naturais (CN) apontam nesse sentido. Também há unanimidade sobre a relevância da Educação para o Desenvolvimento (ED) e no reconhecer a escola como lugar privilegiado para o desenrolar da mesma. Porém, apesar de os professores terem um papel determinante para que as crianças compreendam as questões mundiais ao mesmo tempo que adquirem valores, conhecimentos e competências, geralmente não é feita a integração curricular dessas temáticas. No sentido de contrariar esta realidade foi desenvolvido um estudo numa turma do 6° ano de escolaridade, com os objetivos de delinear e implementar propostas didáticas cruzando temáticas de ED com conteúdos curriculares de CN e compreender o seu impacto ao nivel das aprendizagens e da empatia provocada nos alunos. Optou-se por uma metodologia qualitativa de cariz interpretativo, sendo a recolha de dados baseada em observação participante, documentos produzidos pelos alunos e um questionário. Os resultados obtidos evidenciam a possibilidade de integrar temáticas de ED nas aulas de CN sem perturbar as aprendizagens curriculares previstas, possibilitando alcançar simultaneamente objetivos de ED e indo ao encontro dos interesses dos alunos.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherEdProf e Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelopt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectEducação para o desenvolvimentopt_PT
dc.subjectCiências naturaispt_PT
dc.subject6.º ano de escolaridadept_PT
dc.subjectMicroorganismospt_PT
dc.subjectHigienept_PT
dc.subjectProblemas sociaispt_PT
dc.titleEducação para o Desenvolvimento e Ciências Naturais: ENTRECRUZANDO SABERES - uma abordagem no 2.º CEBpt_PT
dc.typeconferenceObjectpt_PT
dc.date.updated2022-11-15T18:23:31Z-
dc.description.versionC917-B3FD-1A62 | Maria Luísa Vieira das Neves-
dc.description.versionN/A-
dc.identifier.slugcv-prod-2518426-
dc.peerreviewedyespt_PT
degois.publication.firstPage119pt_PT
degois.publication.lastPage135pt_PT
degois.publication.titleLivro de atas do VI encontro ensinar e aprender com criatividade dos 3 aos 12 anos / Proceedings of the 1st international conference on teaching and learning with creativity from 3 to 12 years oldpt_PT
degois.publication.locationViana do Castelo, Portugalpt_PT
Appears in Collections:ESE - Artigos em conferência

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_CRIA_Lima___Neves.pdf1.53 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.