Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3520
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dc.contributor.advisorMoreira, Raquel Azevedo-
dc.contributor.advisorSantos, Jorge Fernando Ferreira dos-
dc.contributor.authorSantos, João Augusto de Paula Lopes dos-
dc.date.accessioned2023-10-10T12:54:34Z-
dc.date.available2023-10-10T12:54:34Z-
dc.date.issued2023-07-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/3520-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Educação Artística apresentada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelopt_PT
dc.description.abstractA preocupação e reflexão sobre processos de expressão através da cerâmica em contextos de doença mental, conduziu a um estudo que se realizou no âmbito do Mestrado em Educação Artística, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, que pretendeu investigar o contributo da cerâmica como estratégia de melhoria de qualidade da vida de pessoas portadoras de doença e deficiência mental num contexto de atelier ocupacional com atividades artísticas. O contributo das ideias de artistas e de especialistas no âmbito da Educação Artística e o conceito de expressão ajudaram a fundamentar este estudo de natureza qualitativa, por meio de uma investigação-ação, através da dinamização de uma intervenção no contexto da Casa de Saúde S. João de Deus, em Barcelos, com um grupo de doze residentes da Instituição que desenvolveram a sua atividade ocupacional num atelier de cerâmica até 2020. Os dados foram recolhidos por meio de observação participante, notas de campo, diário, registos visuais, entrevistas e os trabalhos artísticos. A observação e análise das imagens provaram o saber manusear e desenvolver trabalhos artísticos em cerâmica. Os resultados obtidos permitiram concluir o contributo que a cerâmica tem na vida dos participantes.pt_PT
dc.description.abstractConcern and contemplation regarding the expressive processes of ceramics within the context of mental illness have prompted a study conducted as part of the Master's program in Art Education at the Higher School of Education of Viana do Castelo Polytechnic Institute. This study aimed to investigate the contribution of ceramics as a strategy for enhancing the quality of life and fostering self-expression among individuals with mental illness and disabilities in an occupational workshop featuring artistic activities. This qualitative study drew upon the insights of artists and experts in Art Education, along with the concept of expression, and employed an action-research methodology. An intervention took place at the St. João de Deus Health Institution in Barcelos, involving a group of twelve residents who were engaged in occupational activities at a ceramics workshop until 2020. Data were collected through participant observation, field notes, a diary, visual records, questionnaires, interviews, and artwork. The observation and analysis of images verified the participants' proficiency in handling and developing ceramic artwork. The obtained results led to the conclusion that ceramics has a positive impact on the lives of the participants.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectCerâmicapt_PT
dc.subjectArtept_PT
dc.subjectExpressãopt_PT
dc.subjectBem-estarpt_PT
dc.subjectCeramicspt_PT
dc.subjectArtpt_PT
dc.subjectExpressionpt_PT
dc.subjectWell-beingpt_PT
dc.titleO contributo da cerâmica para a expressão e o bem-estar no contexto de um atelier ocupacionalpt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Artísticapt_PT
thesis.degree.levelMestrept_PT
thesis.degree.disciplineArtes e Humanidadespt_PT
dc.identifier.tid203360435pt_PT
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