Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3535
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Ângela Maria Esteves da-
dc.contributor.authorGonçalves, Catarina de Castro-
dc.date.accessioned2023-10-12T14:59:00Z-
dc.date.available2023-10-12T14:59:00Z-
dc.date.issued2023-09-18-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/3535-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Logística(APNOR) apresentada na Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelopt_PT
dc.description.abstractNos últimos anos, tem havido transformações não só ao nível das infraestruturas, como também ao nível das localizações logísticas. Com o crescimento económico, novas abordagens surgiram para os modelos de localização de transporte, logística e de infraestruturas que são vistas como críticas para a criação de valor das zonas económicas. As infraestruturas desempenham um papel bastante importante, sendo que o seu desenvolvimento e a sua implementação têm uma influência direta nas decisões de localização. Por um lado, a infraestrutura pode apresentar aspetos positivos como, aumentar a acessibilidade, reduzir os custos e atrair as pessoas, por outro lado pode apresentar externalidades como um maior tráfego, uma maior poluição e um maior ruído sonoro. A decisão de localização de qualquer infraestrutura deve ser estratégica, diminuindo os custos de instalação e satisfazendo as necessidades dos clientes. De realçar que a localização e as infraestruturas interagem entre si para determinar a direção e a dimensão dos fluxos. Para a determinação da localização das infraestruturas podem ser utilizadas várias metodologias. Nesta presente dissertação irá ser utilizado o método de centro de gravidade, cujo objetivo é encontrar o melhor ponto para a instalação de um posto de carregamento, tendo em consideração várias variáveis. Os resultados obtidos revelam que devemos ter sempre em consideração mais que uma metodologia para que o nosso resultado seja o mais fidedigno possível.pt_PT
dc.description.abstractEn los últimos años, ha habido transformaciones no solo en términos de infraestructura, sino también en términos de ubicaciones logísticas. Con el crecimiento económico, han surgido nuevos enfoques para los modelos de ubicación de transporte, logística e infraestructura que se consideran críticos para la creación de valor de las zonas económicas. Las infraestructuras juegan un papel muy importante, y su desarrollo e implementación tienen una influencia directa en las decisiones de ubicación. Por un lado, la infraestructura puede tener aspectos positivos como aumentar la accesibilidad, reducir costos y atraer personas, por otro lado puede tener externalidades como aumento del tráfico, aumento de la contaminación y aumento del ruido. La decisión de ubicar cualquier infraestructura debe ser estratégica, reduciendo los costos de instalación y satisfaciendo las necesidades del cliente. Cabe señalar que la ubicación y la infraestructura interactúan entre sí para determinar la dirección y el tamaño de los flujos. Para determinar la ubicación de las infraestructuras se pueden utilizar varias metodologías. En la presente tesis se utilizará el método del centro de gravedad, cuyo objetivo es encontrar el mejor punto para la instalación de una estación de carga, teniendo en cuenta varias variables. Los resultados obtenidos revelan que siempre debemos tener en cuenta más de una metodología para que nuestro resultado sea lo más fiable posible.pt_PT
dc.description.abstractIn recent years, there have been transformations not only in terms of infrastructure, but also in terms of logistical locations. With economic growth, new approaches have emerged to transport, logistics and infrastructure location models that are seen as critical to the value creation of economic zones. Infrastructures play a very important role, and their development and implementation have a direct influence on location decisions. On the one hand, infrastructure can have positive aspects such as increasing accessibility, reducing costs and attracting people, on the other hand it can have externalities such as increased traffic, increased pollution and increased noise. The decision to locate any infrastructure must be strategic, reducing installation costs and satisfying customer needs. It should be noted that location and infrastructure interact with each other to determine the direction and size of flows. To determine the location of the infrastructures, several methodologies can be used. In this present dissertation, the center of gravity method will be used, whose objective is to find the best point for the installation of a charging station, taking into account several variables. The results obtained reveal that we must always take into account more than one methodology so that our result is as reliable as possible.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectpostos de carregamento elétricospt_PT
dc.subjectmétodo de centro de gravidadept_PT
dc.subjectlocalização;pt_PT
dc.subjectinfraestruturaspt_PT
dc.subjectViana do Castelopt_PT
dc.subjectestaciones de carga eléctricapt_PT
dc.subjectmétodo del centro de gravedadpt_PT
dc.subjectubicaciónpt_PT
dc.subjectinfraestructuraspt_PT
dc.subjectelectric charging stationspt_PT
dc.subjectcenter of gravity methodpt_PT
dc.subjectlocationpt_PT
dc.subjectinfrastructurept_PT
dc.titleEstudo de caso: Aplicação do Método de ceno de gravidade para a melhor localização de um posto de carregamento elétrico no concelho de Viana do Castelopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Logísticapt_PT
thesis.degree.levelMestrept_PT
dc.identifier.tid203362942pt_PT
Appears in Collections:ESCE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gonçalves_Catarina_2228_ML.pdf2.75 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.