Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3542
Title: A Internacionalização do Setor Têxtil Português para o Mercado Chinês
Other Titles: Contributos para a Identificação de Fatores Críticos de Sucesso
Authors: Fonseca, Manuel José Serra da
Carvalho, Tatiana Estefânia Machado
Keywords: Internacionalização
setor têxtil
mercado chinês
Internationalization
textile
Chinese market
Issue Date: 11-Oct-2023
Abstract: Diversos fatores como a globalização e a saturação do mercado interno fazem com que muitas empresas optem pela internacionalização. Além disso, a entrada em mercados externos tornou-se fundamental para as grandes empresas, não só pelas oportunidades, como também pela capacidade de melhorar as estratégias internas e nacionais. Assim, devido ao crescimento da procura pelo mercado internacional, sobretudo pelos países emergentes, aliado à falta de estudos na área, surgiu a pertinência de realizar uma dissertação de mestrado na área da internacionalização para o mercado chinês. Além do mais, a crescente procura pela indústria têxtil portuguesa, devido à sua qualidade, fez com que se especificasse o presente tema ao setor têxtil português. Como resultado, surgiu a seguinte pergunta de partida: “Quais são os fatores que determinam o sucesso de uma empresa portuguesa, do setor têxtil, no mercado chinês?”. Para a resolução do problema em questão, foi realizada uma pesquisa literária sobre a internacionalização, as especificidades do mercado chinês e o setor têxtil português na China. Para analisar o tema e atender aos objetivos do mesmo com mais precisão foi utilizada uma abordagem metodológica qualitativa através de entrevistas exploratórias semiestruturadas a indivíduos experientes na área, em dois estudos distintos. O primeiro estudo, foi realizado a empresas portuguesas presentes no mercado chinês, enquanto o segundo foi realizado a empresas portuguesas que pretendem ingressar futuramente no mercado chinês. Assim, das conclusões obtidas após a análise do estudo 1 sublinha-se o facto das empresas portuguesas presentes no mercado chinês estarem orientadas para o mercado de luxo, já possuírem uma vasta experiência a nível internacional antes da decisão da entrada na China e terem realizado a internacionalização para o país através de um agente. Quanto ao estudo 2, das conclusões obtidas após a sua análise, sublinha-se que as empresas pretendem ingressar no mercado chinês através de um agente e de uma estratégia inovadora que faça com que as mesmas se distingam entre as demais através da qualidade e num nicho de mercado de luxo.
Several factors such as globalization and market saturation lead many companies to choose to internationalize in other countries. Additionally, entering foreign markets has become essential for large companies, not only due to the opportunities they present but also for improving internal and domestic strategies. Therefore, due to the growing demand for the international market, especially in emerging countries, combined with the lack of studies in the field, the importance of conducting a master's dissertation in the area of internationalization for the Chinese market emerged. Furthermore, the increasing demand for the Portuguese textile industry, due to its quality, led to the specification of the present topic to the Portuguese textile sector. As a result, the following research question arose: "What are the factors that determine the success of a Portuguese company in the textile sector in the Chinese market?" To address this problem, a literature review was conducted on internationalization, the specificities of the Chinese market, and the Portuguese textile sector in China. To analyze the topic and make its objectives more accurately, a qualitative method was used through exploratory semi-structured interviews with experienced individuals in the field in two separate studies. The first study involved Portuguese companies already present in the Chinese market, while the second study was focused on Portuguese companies planning to enter the market in the future. From the conclusions obtained after analyzing Study 1, it is highlighted that Portuguese companies present in the Chinese market are oriented towards the luxury market, already have extensive international experience prior to entering China, and have internationalized into the country through an agent. As for Study 2, the conclusions obtained after its analysis underline that these companies intend to enter the Chinese market through an agent and an innovative strategy that distinguishes them from others through quality, targeting a luxury niche market
Description: Dissertação de Mestrado em Marketing apresentada na Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3542
Appears in Collections:ESCE - Dissertações de mestrado

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