Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3545
Title: Atitude do consumidor do Norte de Portugal e Galiza face ao consumo de alimentos de base vegetal e consequente intenção de compra
Other Titles: uma abordagem exploratória
Authors: Fonseca, Manuel José Serra da
Ribeiro, Mário Jorge de Jesus Pinto
Keywords: dietas alimentares de base vegetal
atitude
comportamento do consumidor
sustentabilidade alimentar
teoria da ação racional
intenção de compra
plant-based foods
consumer behavior
attitude food sustainability
theory of reasoned action,
purchase intention
Issue Date: 13-Oct-2023
Abstract: Atualmente o consumidor vive em constante mutação: rodeado de demasiadas opções de compra, desafia os limites da segmentação de mercado tradicional, consumindo hoje o que descarta amanhã. É um consumidor difícil de ler, saído de um confinamento forçado pela COVID-19, munido de um leque de ferramentas digitais cada vez mais vasto que lhe permitem a utilização de serviços online para compras, pagamentos e outros serviços. Ao nível alimentar o consumo diversificou-se, afastando-se do padrão tradicional das dietas omnívoras, e é cada vez mais comum encontrar consumidores que adotam dietas vegetarianas, veganas ou flexitarianas. Esta tendência está a crescer globalmente, especialmente entre os jovens, que buscam validar as suas ações em favor da sustentabilidade e da proteção ambiental. No sentido de estudar este comportamento, o presente estudo pretendeu identificar os facilitadores e barreiras que podem influenciar o consumo de alimentos de base vegetal para residentes na Euro Região Galiza-Norte de Portugal. Para isso, foi realizado um estudo exploratório, utilizando um questionário online disponibilizado em português e castelhano para obter os dados necessários Concluiu-se que, a construção de uma atitude favorável, por parte do consumidor do Norte de Portugal e Galiza, face ao consumo de alimentos de base vegetal, é tanto maior quanto maior for a consciência sobre a sua saúde, mais elevado for o seu interesse no bem-estar animal e acima de tudo, quanto maior for a sua preocupação com o ambiente. Essa atitude forte vai manifestar-se claramente numa intenção de compra para estes consumidores, podendo, no entanto, estes serem desmotivados quanto mais considerarem que há falta de informação sobre os ABV, ou mais ainda, quanto mais acharem que estes não têm sabor.
Nowadays, the consumer is constantly evolving: surrounded by too many purchase options, challenging the boundaries of traditional market segmentation, consuming today what they discard tomorrow. They are a problematic consumer to understand, emerging from confinement forced by COVID-19. They are equipped with an increasingly vast range of digital tools that allow them to use online services for shopping, payments, and other services. On the food level, consumption has diversified, moving away from the traditional pattern of omnivorous diets, and it is increasingly common to find consumers adopting vegetarian, vegan, or flexitarian diets. This trend is growing globally, especially among young people, who seek to validate their actions in favor of sustainability and environmental protection. In order to study this behavior, the present study aimed to identify the facilitators and barriers that may influence the consumption of plant-based foods for residents in the Euro Region Galicia-Northern Portugal. For this purpose, an exploratory study was conducted using an online questionnaire available in Portuguese and Spanish to obtain the necessary data. It was concluded that the construction of a favorable attitude towards the consumption of plant-based foods by consumers in Northern Portugal and Galicia is greater when they are more aware of their health, have a higher interest in animal welfare, and, above all, when they are more concerned about the environment. This strong attitude is clearly reflected in their intention to purchase these foods. However, consumers may be discouraged if they perceive a need for more information about plant-based foods or believe they lack flavor.
Description: Dissertação de Mestrado em Marketing apresentada na Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3545
Appears in Collections:ESCE - Dissertações de mestrado

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