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Title: Diferenciação pedagógica e sucesso educativo: contributos para a mudança e inovação educacional e para a melhoria da qualidade educativa
Authors: Cancela, Conceição
Sousa-Pereira, Fátima
Keywords: Diferenciação pedagógica
Diversidade e sucesso educativo
Mudança e inovação educacional
Melhoria da qualidade educativa
Pedagogical differentiation
Diversity and education success
Change and innovative education
Improvement of education quality
Issue Date: 2018
Publisher: CIIE-FPCEUP
Citation: Cancela., C., & Sousa-Pereira, F. (2018). Diferenciação pedagógica e sucesso educativo: Contributos para a mudança e inovação educacional e para a melhoria da qualidade educativa. In C. Leite & P. Fernandes (Eds.), Currículo, avaliação, formação e tecnologias educativas (CAFTe): Contributos teóricos e práticos (pp. 359–369). CIIE-FPCEUP. https://www.fpce.up.pt/ciie/sites/default/files/EBookCIIE_Curriculo_Avaliacao_Formacao_Tecnologias_Educativas_2018.pdf
Abstract: Numa escola que se quer inclusiva, a problemática da diferenciação pedagógica assume crucial importância na garantia da igualdade de oportunidades de sucesso para todos. Ensinar todos da mesma maneira e ao mesmo tempo não responde aos desafios dos contextos educativos atuais. A diversidade de alunos e a heterogeneidade das turmas (no que diz respeito a ritmos e estilos de aprendizagem, interesses e motivações, contextos sociais e culturais diversos) exige dos professores uma atenção especial às necessidades individuais tendo em vista a criação de condições para que todos os alunos aprendam. A pedagogia diferenciada é centrada no aluno, sendo o professor um organizador das situações de aprendizagem. Deverá, por isso, permitir a todos aprender, independentemente da origem social ou dos recursos culturais (Perrenoud, 1997). Diferenciar implica proporcionar itinerários de aprendizagem diversos, adequando as estratégias de ensino do professor às estratégias de aprendizagem dos alunos (Pinharanda, 2009; Torre Ferreira, 2016). Nesta comunicação apresenta-se um estudo desenvolvido no âmbito da pós-graduação em Administração Escolar e Inovação Educacional da ESE-IPVC com o intuito de contribuir para a concretização do Plano de Melhoria de um Agrupamento de Escolas de Viana do Castelo, decorrente do programa de avaliação externa. O estudo envolveu um questionário construído para o efeito, composto por questões abertas e fechadas, com o objetivo de identificar conceções dos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico deste Agrupamento sobre a temática em estudo, assim como sobre 360 práticas de diferenciação pedagógica implementadas e fatores condicionadores e facilitadores desta implementação. Os resultados obtidos permitiram perceber que, de um modo geral, os professores i) têm uma perceção correta sobre diferenciação pedagógica, embora se denote alguma necessidade de clarificação de conceitos; ii) utilizam algumas estratégias de diferenciação pedagógica, não obstante alguma ausência de sistematização e intencionalidade neste tipo de práticas; iii) identificam constrangimentos subjacentes à implementação de uma pedagogia diferenciada, situados, predominantemente, ao nível organizacional. Estes resultados serviram também para enformar uma proposta de plano de intervenção orientado para a melhoria organizacional e pedagógica, assente na criação de condições internas para o aprofundamento de estratégias de diferenciação pedagógica integradas nas práticas letivas, e que possam vir a repercutir-se na melhoria das aprendizagens. ABSTRACT In a school that promotes to be inclusive, the problem of pedagogical differentiation is a crucial matter on ensuring equal opportunities of success for all. Teaching everyone the same way, giving the same time does not matches with today’s educational contexts. The diversity of students and the heterogeneity of the classes (with regarding to the pace and learning styles, interests and motivations, different social and cultural contexts) require from teachers a special care to the individual necessities to create conditions so every student learns. The differentiated pedagogy is focused on the student, being the teacher an organizer of the learning situations. Therefore, this pedagogy must allow everyone to learn, independently of their social ethnic or cultural resources (Perrenoud, 1997). Differentiation involves providing a diversity of learning itineraries, adapting teachers’ teaching strategies to students' learning strategies (Pinharanda, 2009; Torre Ferreira, 2016). This communication expresses a study developed on behalf of postgraduate studies on “Administração Escolar e Inovação Educacional da ESE-IPVC” with the intention to contribute for the improvement project of the “Agrupamento de Escolas de Viana do Castelo”, due to an external evaluation programme. The study involved questionnaires written for the occasion, made of opened and closed questions, with the purpose to identify primary school teachers’ conceptions for those who are involved on this school team about this thematic currently being studied, as well as differentiation pedagogy practices carried out and conditioner and facilitators factors of this execution. The results achieved allowed to understand that, in general, teachers i) have a right perception about the differentiation pedagogy, even though some of the concepts have to be clarified; ii) teachers use some differentiation pedagogy strategies, although these may not always be intentional and regular; iii) identify constraints underlying the implementation of a differentiated pedagogy, situated, predominantly, at the organizational level. These results also fed the development of a proposal intervention project made towards the improvement organizational and pedagogical, laid on the creation of internal conditions to deepen the strategies of pedagogical differentiation incorporated on the teaching practices, and that can be reflected on the learning improvements.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3554
ISBN: 978-989-8471-32-1
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