Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3560
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSá, Ivone-
dc.contributor.authorSousa-Pereira, Fátima-
dc.date.accessioned2023-10-17T15:27:21Z-
dc.date.available2023-10-17T15:27:21Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationSá, I., & Sousa-Pereira, F. (2019). Práticas curriculares e de avaliação da aprendizagem: Contributos para a melhoria. Linhas Crí­ticas, 25, 91–113. https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.23797pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/3560-
dc.description.abstractNeste artigo apresenta-se um estudo impulsionado pelo Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar e pelos resultados da Avaliação Externa das Escolas, que pretendeu identificar práticas curriculares e de avaliação da aprendizagem nas disciplinas de matemática, ciências naturais e físico-química num agrupamento de escolas do norte de Portugal. Para o efeito, recorreu-se a um questionário para a coleta de dados junto de professores (n=14) e estudantes do 3º ciclo do ensino básico (n=238). Os resultados evidenciam a necessidade de mudanças nas práticas pedagógicas e didáticas consentâneas com um paradigma formativo centrado na aprendizagem que promova o envolvimento ativo dos estudantes nesse processo. RESUMEN: En este artículo se presenta un estudio que tuvo como punto de partida el Programa Nacional de Promoción del Éxito Escolar y la Evaluación Externa de las Escuelas, que pretendió identificar prácticas curriculares y de evaluación del aprendizaje en las disciplinas de matemáticas, ciencias naturales y físico-química en una agrupación de escuelas del norte de Portugal. Para ello, se recurrió a un cuestionario para la recogida de datos entre profesores (n = 14) y estudiantes del 3º ciclo de enseñanza básica (n = 238). Los resultados evidencian la necesidad de cambios en las prácticas pedagógicas y didácticas acordes con un paradigma formativo centrado en el aprendizaje que promueve la participación activa de los estudiantes en ese proceso. ABSTRACT: This paper presents a study which took as its starting point the National Program for the Promotion of School Success and the External Evaluation of Schools, which aimed to identify curricular practices and learning assessment practices in mathematics, natural sciences and physicochemistry in a grouping of schools in the north of Portugal. For this purpose, a questionnaire was used to collect data from teachers (n = 14) and students from the 3rd cycle of basic education (n = 238). The results show the need for changes in educational and teaching practices in line with an educational paradigm focused on learning that support the active involvement of students in the process.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherFaculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB)pt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectPráticas curricularespt_PT
dc.subjectAvaliação da aprendizagempt_PT
dc.subjectMelhoria educacionalpt_PT
dc.subjectSucesso educativopt_PT
dc.subjectPrácticas curricularespt_PT
dc.subjectEvaluación del aprendizajept_PT
dc.subjectMejora educativapt_PT
dc.subjectÉxito educativopt_PT
dc.subjectCurricular practicespt_PT
dc.subjectLearning assessmentpt_PT
dc.subjectEducational improvementpt_PT
dc.subjectEducational successpt_PT
dc.titlePráticas curriculares e de avaliação da aprendizagem: contributos para a melhoriapt_PT
dc.title.alternativePrácticas curriculares y de evaluación del aprendizaje: contribuciones a la mejorapt_PT
dc.title.alternativeCurricular practices and learning assessment: contributions to improvementpt_PT
dc.typearticlept_PT
dc.date.updated2023-02-16T10:48:51Z-
dc.description.versionA11D-C969-8086 | Maria de Fátima de Sousa Pereira-
dc.description.versionN/A-
dc.identifier.slugcv-prod-3143105-
dc.relation.publisherversionhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/23797pt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
degois.publication.firstPage91pt_PT
degois.publication.lastPage113pt_PT
degois.publication.volume25pt_PT
degois.publication.titleLinhas Crí­ticaspt_PT
degois.publication.locationBrasiliapt_PT
dc.identifier.doi10.26512/lc.v25.2019.23797-
Aparece nas colecções:ESE - Artigos indexados a outros indexadores

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Sa_Sousa-Pereira2019_Artigo_Praticas_curriculares_e_de_avaliacao_da_aprendizagem.pdf210.18 kBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.