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Title: O Processo de Bolonha na sua relação com a agenda da qualidade: uma análise focada no perfil dos docentes que asseguram os cursos de educação básica
Authors: Sousa-Pereira, Fátima
Leite, Carlinda
Keywords: Processo de Bolonha
Agenda da qualidade
Avaliação de cursos
Perfil docentes formadores de professores
Bologna Proces
Quality agenda
Courses evaluation
Teacher profile teacher educators
Issue Date: 2020
Publisher: RIQUAL - Rede de Investigadores da Qualidade
Citation: Sousa-Pereira, F., & Leite, C. (2020). O Processo de Bolonha na sua relação com a agenda da qualidade: uma análise focada no perfil dos docentes que asseguram os cursos de educação básica. TMQ - Techniques, Methodologies and Quality, No Especial, 135–150. https://publicacoes.riqual.org/edesp1-20-135-150/
Abstract: A criação do Espaço Europeu do Ensino Superior decorrente dos compromissos assumidos com o Processo de Bolonha teve como um dos efeitos a institucionalização de procedimentos de garantia da qualidade do ensino superior. Em Portugal, essa função está atribuída à Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES). Na avaliação da qualidade dos ciclos de estudos (CE), entre outros aspetos, é considerado o perfil dos docentes que asseguram as unidades curriculares, nomeadamente a habilitação académica que possuem e relação com a área de formação lecionada, o envolvimento na investigação, projetos, parcerias e produção de conhecimento, que possam apoiar o exercício da docência. Considerando esta avaliação, na sua relação com a procura da qualidade, foi realizado um estudo para responder à seguinte pergunta de investigação: A avaliação pela A3ES tem identificado melhorias no perfil dos docentes que asseguram os cursos de Educação Básica em Portugal? Foram analisados os documentos dos dois ciclos avaliativos produzidos pela A3ES, relativos à acreditação dos CE de Educação Básica de instituições de ensino superior públicas, universitárias e politécnicas. A análise permitiu aferir a existência de melhorias no perfil dos docentes, identificadas na segunda avaliação dos CE. Apesar disso, foram identificadas áreas-chave a exigir aprofundamento da melhoria. ABSTRACT: The European Higher Education Area as a result of the commitments to the Bologna Process had, as one of the effects, the institutionalization of quality assurance procedures in higher education. In Portugal, this function is assigned to the Agency for Assessment and Accreditation of Higher Education (A3ES). In assessing the study cycles (SC) quality, among other aspects, is considered the profile of the teachers who ensure the curricular units, namely the academic qualification they have and the relationship with the training area they teach, the involvement in research, projects, partnerships and knowledge production, that can support the teaching exercise. Considering this evaluation, in its relationship with the demand for quality, a study was carried out to answer the following research question: Has the A3ES assessment identified improvements in the teachers’ profile who provide Basic Education study cycles in Portugal? The documents analysis of the two evaluation cycles produced by A3ES, related to the accreditation of Basic Education SC of public, university and polytechnic, higher education institutions, allowed to identify the existence of improvements in teachers’ profile, identified in the second evaluation of the SC. Despite this, key areas were identified that require further improvement.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3600
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