Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3603
Title: Matemática fora da sala de aula com o MathCityMap
Authors: Barbosa, Ana
Vale, Isabel
Keywords: Trilho matemático
Tecnologia
Educação STEM
Formação de professores
Math trail
Technology
STEM education
Teacher training
Issue Date: 1-Oct-2022
Citation: Barbosa, A., & Vale, I. (2022). Matemática Fora da Sala de Aula com o MathCityMap. Revista Interacções, 18(62), 122–144. https://doi.org/10.25755/int.27261
Abstract: Este artigo reporta um estudo que procura compreender as perceções de futuros professores do ensino básico sobre a utilização de tecnologia digital na exploração da matemática fora da sala de aula. Optou-se por uma abordagem qualitativa e interpretativa, sendo os dados recolhidos por meio da observação participante, questionários e registos fotográficos. Participaram neste estudo quarenta e oito futuros professores, inscritos numa unidade curricular de Didática da Matemática, que utilizaram a aplicação MathCityMap na realização de um trilho matemático na cidade de Viana do Castelo. Os resultados mostram que valorizaram a experiência, tendo tido a oportunidade de resolver tarefas em contexto real, através de um trabalho cooperativo, promotor do pensamento crítico e do estabelecimento de conexões matemáticas. Consideraram a aplicação motivadora, de fácil utilização e mais interativa do que a versão em papel, referindo ainda o seu contributo para o envolvimento dos alunos numa aprendizagem ativa, o desenvolvimento da orientação espacial e da autonomia. Quanto às limitações, os participantes destacaram a possível falta de acesso à rede Wi-Fi; o facto de alunos mais jovens normalmente não possuírem smartphones; e, em termos de tarefas, a limitação dos formatos de resposta a um valor exato, aproximado ou escolha múltipla. ABSTRACT: This paper reports on a study that seeks to understand future teachers' perceptions about the use of digital technology in outdoor mathematics. We followed a qualitative and interpretive approach, and data was collected through participant observation, questionnaires and photographic records. Forty-eight future teachers participated in this study, who were enrolled in a curricular unit of Didactics of Mathematics, using the MathCityMap app to carry out a math trail in the city of Viana do Castelo. The results show that they valued the experience, having had the opportunity to solve tasks in a real context, through cooperative work, which promoted critical thinking and the establishment of mathematical connections. They considered the application motivating, easy to use and more interactive than the paper version, also referring to its contribution to the engagement of students in active learning, the development of spatial orientation and autonomy. As for limitations, the participants highlighted the possible lack of access to Wi-Fi; the fact that younger students typically do not own smartphones; and, in terms of tasks, limited answer formats to exact value, interval or multiple choice.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3603
Appears in Collections:ESE - Artigos indexados a outros indexadores

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo-Interacoes.pdf548.23 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.