Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.11960/3696
Title: | As dobragens como uma estratégia de aprendizagem ativa |
Authors: | Barbosa, Ana Vale, Isabel |
Keywords: | Aprendizagem Visualização Dobragens Tarefas Comunicação Formação inicial Learning Visualization Paper foldind Tasks Communication Teacher training |
Issue Date: | May-2018 |
Publisher: | Escola Superior de Educação e Ciências Sociais Instituto Politécnico de Leiria |
Citation: | Vale, I., & Barbosa, A. (2018). As dobragens como uma estratégia de aprendizagem ativa. In D. Alves, H. G. Pinto, I. S. Dias, M. O. Abreu, & R. G. Muñoz (Orgs..), VII Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação: Livro de actas (pp. 83-91). Escola Superior de Educação e Ciências Sociais Instituto Politécnico de Leiria. http://hdl.handle.net/10400.8/4037 |
Abstract: | Partindo do pressuposto de que a aprendizagem é um empreendimento ativo, quer físico, quer intelectual, e de que nem todos os alunos aprendem do mesmo modo, uns vendo, outros ouvindo, outros mexendo, desenvolveu-se um estudo exploratório de natureza qualitativa, no âmbito da formação inicial de professores do ensino básico onde se privilegiou um ensino que recorreu a tare- fas que envolviam a manipulação de uma folha de papel, o trabalho colaborativ0, a comunicação matemática e a resolução de problemas. Pretendia-se identificar a relevância desta abordagem para os futuros professores e quais as principais dificuldades relacionadas com as tarefas propos- tas. Foram identificadas várias dificuldades ao nível da comunicação matemática e da própria manipulação da folha de papel, assim como a falta de competências visuais em grande parte dos alunos (futuros professores), contudo reagiram positivamente às tarefas, manifestando interesse, motivação e reconhecimento da sua importância na aprendizagem matemática em qualquer nível. ABSTRACT: Based on the assumption that learning is an active enterprise, whether physical or intellectual, and that not all students learn in the same way, some seeing, others listening, others moving, an exploratory study of a qualitative nature, in the context of the initial training of teachers of basic education, where we privileged a teaching which involved tasks involving the manipulation of a sheet of paper, collaborative work, mathematical communication and problem solving. It was in- tended to identify the relevance of this approach to future teachers and the main difficulties related to the proposed tasks. Several difficulties were identified in terms of mathematical communication and manipulation of the sheet of paper, as it was possible to identify a lack of visual skills in a large part of the students (future teachers), but they reacted positively to the tasks, expressing interest, motivation and recognition of its importance in mathematical learning at any level. |
URI: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/3696 |
ISBN: | 978-989-8797-20-9 |
Appears in Collections: | ESE - Artigos em conferência |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Atas-IPCE2018-2-19.pdf | 1.1 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.