Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3727
Title: Educação em ciências e cidadania global: propostas de integração curricular para o 2º CEB
Authors: Neves, Luísa
Oliveira, Joana
Carvalho, Graça Simões
Keywords: Cidadania global
Ciências
2ºCEB
Integração curricular
Global citizenship
Science education
5th and 6th grade
Curricular integration
Issue Date: 2018
Publisher: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Citation: Neves, L., Oliveira, J., & Carvalho, G. S. (2018). Educação em ciências e cidadania global: Propostas de integração curricular para o 2º CEB. In A. Peixoto, J. Oliveira, J. Gonçalves, L. Neves, & R Cruz (Eds.), Educação em Ciências em múltiplos contextos - Atas do XVII Encontro Nacional de Educação em Ciências, XVII ENEC, I Seminário Internacional de Educação em Ciências, I SIEC (pp. 168-175). Escola Superior de Educação do IPVC. http://www.ese.ipvc.pt/enec2017/XVIIENEC_ATAS_.pdf
Abstract: A globalização afeta a organização dos países e a ordem internacional, mas também a forma como as pessoas se relacionam e pensam. É, por isso, premente pensar a formação dos cidadãos e cidadãs numa perspetiva de Cidadania Global, tendo como orientação a sustentabilidade e o bem comum. Isto deve ser feito de forma transversal e em articulação com as várias áreas curriculares. A educação em ciências tem um papel fundamental na capacitação da sociedade para responder aos desafios com que se depara, sendo para isso necessário centrar o currículo nas complexas interdependências globais e na alteração dos ciclos planetários naturais dos quais somos parte intrínseca, desenvolvendo um olhar crítico sobre a realidade e o sentido de responsabilidade pelos bens comuns da humanidade. No sentido de contribuir para a inserção da dimensão de Educação para a Cidadania Global/ Educação para o Desenvolvimento na disciplina de Ciências Naturais do 2º Ciclo do Ensino Básico, fez-se a análise e cruzamento das metas curriculares em vigor e o Referencial de Educação para o Desenvolvimento, documento recentemente lançado pela Direção-Geral de Educação que visa promover a integração da Educação para o Desenvolvimento/ Educação para a Cidadania Global na Educação pré-escolar e nos Ensinos Básico e Secundário. Com base nesse cruzamento selecionaram-se subtemas do Referencial passíveis de serem integrados nas práticas de Ciências Naturais e escolheram-se alguns conteúdos programáticos para os quais estão a ser desenvolvidas propostas didáticas numa perspetiva de Cidadania Global. Os subtemas do Referencial de Educação para o Desenvolvimento selecionados foram: Diversidade cultural e visões do mundo; Visões de futuro, alternativas e transformação social; Globalização e crescente complexidade das sociedades humanas; A comunidade planetária; Construção de uma sociedade mais justa e sustentável. Os sub-domínios curriculares para os quais estão a ser desenvolvidas propostas didáticas são: Diversidade nos animais; Diversidade nas plantas; Higiene e Problemas sociais; Trocas nutricionais entre o organismo e o meio. Do trabalho realizado conclui-se que apesar das metas em vigor apresentaram os conteúdos de forma compartimentada não espelhando as interdependências globais e o seu impacto na sociedade planetária, é possível fazer uma abordagem dos conteúdos previstos numa perspetiva de Cidadania Global. ABSTRACT: Globalization affects countries organization and the international order, but also the way people relate and think. It is therefore urgent to think citizens education in a perspective of Global Citizenship, oriented to sustainability and the common good. This should be done in a transversal way and in articulation with the various curricular areas. Science education plays a key role in empowering society to respond to the present challenges, being necessary to focus the curriculum on the complex global interdependencies and on the alteration of the natural planetary cycles of which we are an intrinsic part, developing a critical look at reality and the sense of responsibility for the common goods of humanity. In order to contribute to the insertion of the dimension of Global Citizenship Education/ Development Education in the discipline of Natural Sciences of 5th and 6th grades, it was done an analysis and cross-cutting of the current curricular goals and the Education Development Framework, document recently launched by the General Directorate of Education that aims to promote the integration of Education for Global Citizenship in Pre-school Education and Basic and Secondary Education. Based on that, sub-themes of the referred framework were selected that could be integrated in the Natural Sciences practices and some programmatic contents were chosen for which teaching proposals in a Global Citizenship perspective are being developed. The sub-themes of the Education Development Framework selected were: Cultural diversity and world views; Visions for the future, alternatives and social transformation; Globalization and increasing complexity of human societies; The planetary community; Building a more just and sustainable society. The curricular sub-domains for which teaching proposals are being developed are: Animal diversity; Plant diversity; Hygiene and social problems; Nutritional exchanges between the organism and the environment. From the work done it can be concluded that although the current curricular goals present the contents in a compartmentalized way, not reflecting the global interdependencies and their impact on the planetary society, it is possible to approach those contents from a Global Citizenship perspective.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3727
ISBN: 978-989-8756-17
Appears in Collections:ESE - Artigos em conferência

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