Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.11960/3729
Title: | Água e sustentabilidade: uma experiência didática no 5º ano de escolaridade |
Authors: | Rodrigues, Carla Oliveira, Joana Neves, Luísa |
Keywords: | Educação em Ciências Água Sustentabilidade 5ºano de escolaridade Science education Water Sustainability 5th grade |
Issue Date: | 2015 |
Publisher: | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa |
Citation: | Rodrigues, C., Oliveira, J., & Neves, L. (2015). Água e sustentabilidade: Uma experiência didática no 5º ano de escolaridade. In I. Bruno & V. de Andrade (Eds.), XVI Encontro Nacional de Educação em Ciências: Ciência com Cultura (pp. 630-634). Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. https://apeduc.ipcb.pt/wp-content/uploads/2022/06/XVIENEC-Lisboa-11-12-setembro-2015.pdf |
Abstract: | As questões ambientais e o desenvolvimento sustentável estão cada vez mais na ordem do dia a nível mundial. Como os problemas associados a estes assuntos têm implicações na sociedade e são, maioritariamente, provocados pelo Homem, urge a necessidade de se desenvolver nas crianças competências de cidadania que lhes permitam contribuir de forma consciente para a prevenção e/ou resolução de tais problemas. Com o presente trabalho pretendeu-se consciencializar alunos do 5º ano de escolaridade para a importância que a água tem para os seres vivos, para as consequências que se fazem sentir com a sua escassez, e aferir se as atividades desenvolvidas foram ao encontro dos interesses dos alunos e influenciaram os seus comportamentos em relação à gestão da água. No sentido de despertar os alunos para os problemas que os rodeiam e de estimular a sua vontade para agir sobre eles, foi privilegiada uma metodologia ativa e participativa, que se desenvolveu a partir de questões e/ou questões-problema. A recolha de dados baseou-se em questionários, análise documental e notas de campo. A análise dos dados recolhidos aponta no sentido de que as atividades desenvolvidas consciencializaram os alunos para as questões ambientais associadas à água levando-os a alterar determinados comportamentos. Além disso, aparentemente essas atividades foram ao encontro dos seus gostos, motivando-os e contribuindo para o desenvolvimento da sua autonomia. ABSTRACT: Environmental issues and sustainable development are becoming increasingly more present on the agenda at global level. As the problems associated with these issues have implications for society and are mostly caused by humans, there is an urgent need to develop citizenship skills of children, which enable them to consciously contribute to the prevention and / or resolution of such problems. The present work was intended to raise awareness of 5th grade children to the importance of water for living beings and the consequences of their scarcity, and to assess whether the activities fit the children interests and influenced their behaviour in relation to water management. In order to awaken children to the problems that surround them and stimulate their desire to act on them, we privileged an active and participative methodology, which developed from questions and / or problem issues. Data collection was based on questionnaires, documentary analysis and field notes. The analysis of collected data points in the sense that the activities made children more aware of environmental issues associated with water and promote changes in their behaviours. Also, the activities seem to meet their tastes, motivating them and contributing to the development of their autonomy. |
URI: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/3729 |
Appears in Collections: | ESE - Artigos em conferência |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Rodrigues_Oliveira_Neves2015_XVI_ENEC.pdf | 4.76 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.