Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3733
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dc.contributor.authorCunha, Maria José-
dc.contributor.authorNeves, Luísa-
dc.contributor.authorGonçalves, Teresa-
dc.date.accessioned2023-11-20T16:31:37Z-
dc.date.available2023-11-20T16:31:37Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationCunha, M. J., Neves, L., & Gonçalves, T. (2011). A aprendizagem cooperativa e o ensino experimental das Ciências. In A. Barca Lozano, , M. Peralbo Uzquiano, A. Porto Rioboo, J. C. Brenlla Blanco, B. D. da Silva, & L. S. Almeida (Eds.), Libro de Actas do XI Congreso Internacional Galego-Português de Psicopedagoxía (pp. 4389-4399). Universidade da Coruña; Universidade do Minho.pt_PT
dc.identifier.isbnISSN: 1138-1663-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/3733-
dc.description.abstractA importância das intervenções educativas que promovem de maneira integrada competências académicas e socioemocionais tem vindo a ser salientada. Neste âmbito, a investigação tem demonstrado a eficácia de abordagens de tipo peer-assisted learning na realização académica e não-académica dos alunos, produzindo efeitos a nível da aprendizagem, relações sócio-afectivas, auto-estima, atitudes e comportamento, entre outros (e.g., Johnson & Johnson, 1999; Ginsburg-Block et al., 2006). No presente estudo procurou avaliar-se os efeitos académicos e sociais de um programa de aprendizagem cooperativa desenvolvido na área do ensino experimental das ciências. Trata-se de um estudo de caso, conduzido numa turma de 2º ano de escolaridade, ao longo de 2 meses. Para a recolha de dados utilizou-se o teste sociométrico (antes e após o programa), observação sistematizada ao longo do programa, com recurso a um observador participante e um observador distanciado, e questionários aos alunos. Foram igualmente analisados os produtos de aprendizagem realizados em grupo e individualmente. Os resultados evidenciaram efeitos (1) ao nível das aprendizagens específicas desenvolvidas, quer relativas a conteúdos, quer processuais: (2) ao nível das relações interpessoais, verificando-se um incremento das redes sociais e da aceitação positiva de alunos: (3) e ao nível do comportamento, atitudes e empenho académico.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.titleA aprendizagem cooperativa e o ensino experimental das Ciênciaspt_PT
dc.typeconferenceObjectpt_PT
dc.date.updated2022-11-15T18:40:26Z-
dc.description.versionC917-B3FD-1A62 | Maria Luísa Vieira das Neves-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
dc.identifier.slugcv-prod-628639-
dc.peerreviewedyespt_PT
degois.publication.firstPage4389pt_PT
degois.publication.lastPage4400pt_PT
degois.publication.titleLibro de Actas do XI Congreso Internacional Galego-Português de Psicopedagoxíapt_PT
degois.publication.locationA Coruña, Espanhapt_PT
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