Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3734
Title: BioViverCidade: explorar recursos biológicos no 1.º CEB
Authors: Oliveira, Joana
Neves, Luísa
Lima, Nelson
Keywords: Biodiversidade
Recursos biológicos
Trabalho prático
1.º CEB
Biodiversity
Biological resources
Practical work
Primary school
Issue Date: 2018
Publisher: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Citation: Oliveira, J., Neves, L., & Lima, N. (2018). BioViverCidade: Explorar recursos biológicos no 1.º CEB. In A. Peixoto, J. Oliveira, J. Gonçalves, L. Neves, & R Cruz (Eds.), Educação em Ciências em múltiplos contextos - Atas do XVII Encontro Nacional de Educação em Ciências, XVII ENEC, I Seminário Internacional de Educação em Ciências, I SIEC (pp. 541-548). Escola Superior de Educação do IPVC. http://www.ese.ipvc.pt/enec2017/XVIIENEC_ATAS_.pdf
Abstract: A biodiversidade é fundamental para o equilíbrio dos ecossistemas e para assegurar o bem-estar do ser humano. Ela fornece-nos variados bens e serviços, como alimentos, água, medicamentos, madeira, combustíveis, regulação do clima, formação do solo ou a polinização. A constante diminuição da biodiversidade e a perda dos benefícios oferecidos pelos ecossistemas resultantes da ação humana motivaram a necessidade de adotar medidas globais consertadas de conservação e utilização sustentável dos recursos biológicos, tendo sido assinada, em 1992, a Convenção sobre a Diversidade Biológica. Portugal foi um dos países que retificou esta Convenção. A Estratégia Nacional de Conservação da Biodiversidade contempla a educação ambiental como veículo impulsionador da mudança de comportamentos e estilos de vida com vista à utilização sustentável dos recursos biológicos. O 1.º Ciclo do Ensino Básico é um contexto privilegiado para a aquisição de valores relacionados com a conservação dos recursos biológicos, sendo os alunos um veículo para a aumentar a consciência pública sobre o valor da biodiversidade. Isto é apenas possível através da mudança das metodologias e estratégias de ensino utilizadas pelos professores, cujas práticas são ainda muito influenciadas pelos manuais escolares. Partindo destes pressupostos, procedeu-se à análise de conteúdo do programa de Estudo do Meio, à identificação dos ecossistemas com maior valor educativo e elaborou-se uma proposta didática denominada BioViverCidade que inclui atividades práticas e materiais didáticos relacionados com a utilização de recursos biológicos locais em aulas do 1.º CEB. As atividades foram testadas por 63 crianças em atividades de férias de verão e por 6 professores participantes na oficina BioViverCidade: explorar recursos biológicos no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Os resultados preliminares mostram que as atividades parecem ser exequíveis e estar adaptadas ao programa de Estudo do Meio, aos conhecimentos e nível etário das crianças, permitem conhecer alguns recursos biológicos locais e podem ser adaptadas a diferentes contextos. ABSTRACT: Biodiversity is crucial to the balance of ecosystems and to ensuring the human well-being. It provides goods and services such as food, medicines, wood, fuels, climate regulation, soil formation or pollination. However, the human action contributes to the biodiversity decline and ecosystem’s loss. This led to the adoption of global measures for the conservation and sustainable use of biological resources, and the Convention on Biological Diversity was signed in 1992. Portugal was one of the countries that rectified this Convention. The National Biodiversity Conservation Strategy include environmental education as a driving force for changing behaviours and lifestyles to make a sustainable use of biological resources. The primary school is a privileged context for the acquisition of values related to the conservation of biological resources, in order to increase public awareness of the value of biodiversity. To achieve this goal, teachers, whose practices are still very much influenced by school textbooks, need to change their teaching methods and strategies. Based on these assumptions, the contents related to science in primary school were analyzed, the ecosystems with the highest educational value were identify and a didactic proposal called BioViverCidade was developed. This proposal includes practical activities and didactic materials related to a use of local biological resources in primary school. The activities were tested by 63 students in summer activities and 6 teachers participating in the BioViverCidade workshop: explore biological resources in primary school. Preliminary results showed that the activities seem suitable and well adapted to primary school students and can be adapted to different contexts.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3734
ISBN: 978-989-8756-17-6
Appears in Collections:ESE - Artigos em conferência

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
XVIENEC_2018_artigoBiodiversidade_pp541-548.pdf1.23 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.