Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3737
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCoelho, La Salete-
dc.contributor.authorNeves, Luísa-
dc.contributor.authorOliveira, Joana-
dc.date.accessioned2023-11-21T13:56:14Z-
dc.date.available2023-11-21T13:56:14Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationCoelho, L. S., Neves, L., & Oliveira., J. (2017). Gabinete de Estudos de Educação para o Desenvolvimento: Aprendizagens de um caminho percorrido. Diálogos com a Arte - Revista de Arte, Cultura e Educação, 7, 61-80. https://eseipvc.wixsite.com/dialogoscomaartept_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/3737-
dc.description.abstractDesde 2000, a Escola Superior de Educação (ESE-IPVC), uma escola integrada no Instituto Politécnico de Viana do Castelo, cuja missão é formar profissionais qualificados nas áreas de Educação, Trabalho Social, Artes e Cultura tem um Gabinete de Estudos para a Educação e Desenvolvimento (GEED) que coordenou, durante 13 anos, um programa internacional de Cooperação para o Desenvolvimento, na área da Educação, e um programa de voluntariado e mobilidade com países africanos lusófonos, nomeadamente Angola, Cabo Verde e Guiné-Bissau. Através desses programas, os e as estudantes tiveram a possibilidade de trabalhar e refletir sobre questões relacionadas com a educação intercultural e a cidadania global. Atualmente, o GEED está mais dedicado aos projetos de implementação e investigação na área da Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global (ED/ECG). A experiência adquirida pelo GEED e o seu pioneirismo nestas temáticas fez com que, em 2011, fosse convidado pelo então Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (atual CAMÕES, Instituto de Cooperação e da Língua, I.P) para coordenar o processo de acompanhamento e monitorização da Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento (ENED). Este papel e experiência foram reforçados, em 2015, com a participação num projeto europeu, liderado pela Província Autónoma de Trento, em Itália, o projeto Global Schools: Aprender a (con)viver que visa a integração da ED/ECG nos currículos do ensino básico. Neste artigo é apresentada a experiência do GEED partilhando-se alguns dos principais desafios e lições aprendidas. ABSTRACT: Since 2000, the Higher School of Education (ESE-IPVC), a school integrated in the Polytechnic Institute of Viana do Castelo, whose mission is to educate qualified professionals in the fields of Education, Social Work, Arts and Culture has a Unit for Education and Development Studies (GEED) that run, for 15 years, an international program on Education and Cooperation and a volunteer and mobility program with Lusophone African countries, namelyAngola, Cape- Verde and Guinea-Bissau. Through those programs our students had the possibility to work and reflect upon issues related to intercultural education and global citizenship. Nowadays, GEED is more devoted to Development Education/Global Citizenship Education (DE/GCE) implementation and research projects.Due to GEED’s reputation, in 2010 it was invited by the Portuguese Agency for Cooperation and Aid - CAMÕES, Institute of Cooperation and Language - to work as a support team for the Steering Group of the Portuguese National Strategy of Development Education. This role and experience was reinforced, in 2015 with the participation in an international partnership, led by the Autonomous Province of Trento, Italy, in the project Global Schools: EYD 2015 to embed Global Learning in primary education, which aims to address development issues in the formal educational curricula in Primary Schools. In this paper some considerations are made and some lessons learned are shared.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherCIEC-UM; ESE-IPVCpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectCooperação para o desenvolvimentopt_PT
dc.subjectEducação para o desenvolvimentopt_PT
dc.subjectEducação para a cidadania globalpt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.subjectDevelopment cooperationpt_PT
dc.subjectDevelopment educationpt_PT
dc.subjectGlobal citizenship educationpt_PT
dc.subjectHigher educationpt_PT
dc.titleGabinete de Estudos de Educação para o Desenvolvimento: aprendizagens de um caminho percorridopt_PT
dc.typearticlept_PT
dc.date.updated2022-11-04T12:21:39Z-
dc.description.versionC917-B3FD-1A62 | Maria Luísa Vieira das Neves-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
dc.identifier.slugcv-prod-628666-
dc.relation.publisherversionhttps://eseipvc.wixsite.com/dialogoscomaarte/anteriorespt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
degois.publication.firstPage61pt_PT
degois.publication.lastPage80pt_PT
degois.publication.issue7pt_PT
degois.publication.titleDiálogos com a Arte - Revista de Arte, Cultura e Educaçãopt_PT
degois.publication.locationViana do Castelo, Portugalpt_PT
Appears in Collections:ESE - Artigos indexados a outros indexadores

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Coelho_Neves_Oliveira2017_Dialogos_com_a_arte_pp61-80.pdf2.11 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.