Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3739
Title: Comunicação e aprendizagem de ciências: um estudo com crianças do 5º ano de escolaridade
Authors: Mendes, Virginie
Oliveira, Joana
Neves, Luísa
Keywords: Comunicação
Linguagem comum
Linguagem científica
5º ano de escolaridade
Communication
Common language
Scientific language
5th grade
Issue Date: 2018
Publisher: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Citation: Mendes, V., Oliveira, J., & Neves, L. (2018). Comunicação e aprendizagem de ciências: Um estudo com crianças do 5º ano de escolaridade. In A. Peixoto, J. Oliveira, J. Gonçalves, L. Neves, & R Cruz (Eds.), Educação em Ciências em múltiplos contextos - Atas do XVII Encontro Nacional de Educação em Ciências, XVII ENEC, I Seminário Internacional de Educação em Ciências, I SIEC (pp. 136-142). Escola Superior de Educação do IPVC. http://www.ese.ipvc.pt/enec2017/XVIIENEC_ATAS_.pdf
Abstract: A importância da comunicação para a aprendizagem dos alunos é inegável e mostra-se crucial para o seu desenvolvimento intelectual e pessoal. Também na área de Ciências Naturais o insucesso dos alunos está muitas vezes associado a dificuldades relacionadas com a utilização da linguagem, e mais especificamente da linguagem científica, na comunicação oral e escrita. O presente estudo, desenvolvido numa turma de 5º ano de escolaridade, centrou-se nessa problemática, tendo como objetivos estimular a comunicação oral e escrita dos alunos na disciplina de Ciências Naturais e, simultaneamente estudar as dificuldades de linguagem que apresentavam. Optou-se por uma metodologia qualitativa, privilegiando-se como métodos de recolha de dados a observação participante, as notas de campo, a análise dos documentos produzidos pelos participantes, o questionário, a entrevista em grupo e as gravações áudio e vídeo. Foram criadas cinco tarefas relacionadas com os conteúdos lecionados, que incorporavam as vertentes da expressão oral e escrita que constituíram o foco de análise. Os dados recolhidos evidenciam dificuldades dos alunos em comunicarem as suas ideias e utilizarem linguagem científica. No que respeita à oralidade, o desempenho dos alunos não era satisfatório, pois, apesar de participarem ativamente, nem sempre compreendiam o objetivo das discussões e mostravam dificuldades em argumentar e em explicar o seu raciocínio aos colegas. No que concerne à escrita, as dificuldades prendiam-se sobretudo com a utilização de conectores de discurso diversificados, a seleção de verbos de ação adequados e a utilização dos termos científicos. Gradualmente os alunos foram incorporando alguns termos científicos no seu discurso demonstrando compreender a linguagem utilizada. Os resultados indiciam que a aposta em tarefas orientadas para a verbalização e clarificação de linguagem e de termos científicos contribui para a melhoria da capacidade de expressão oral e escrita dos alunos e para a comunicação em sala de aula. ABSTRACT: The importance of communication for students' learning is undeniable and crucial to their intellectual and personal development. In the area of Natural Sciences, student failure is often associated with difficulties related to the use of language, and more specifically scientific language, in oral and written communication. The present study, developed in a 5th grade class, focused on this problem, aiming to stimulate oral and written communication of students in the discipline of Natural Sciences and simultaneously study the language difficulties they presented. A qualitative methodology was used. Data collection was based on participant observation, analysis of documents produced by the students, survey and group interview, and audio and video recordings. Five tasks related to the contents were created, which incorporated the oral and written expression aspects that were the focus of analysis. The collected data evidence the students' difficulties in communicating their ideas and using scientific language. Regarding orality, students, although actively participating, showed difficulties in arguing and explaining their reasoning to colleagues. Concerning writing, the difficulties were mainly related to the use of diversified discourse connectors, the selection of appropriate action verbs, and the use of scientific terms. Gradually the students start to express their ideas more clearly and to incorporate some scientific terms into their speech demonstrating understanding the language used. The results indicate that the focus on tasks oriented to the verbalization and clarification of language and scientific terms contributes to the improvement of students' oral and written expression skills and to improve communication in the classroom.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3739
ISBN: 978-989-8756-17-6
Appears in Collections:ESE - Artigos em conferência

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Mendes_Oliveira_Neves_XVIIENEC_2018_ATAS_artigo_pp136-142.pdf1.23 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.