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dc.contributor.authorNeves, Luísa-
dc.contributor.authorPeixoto, Ana-
dc.contributor.authorFernandes, Fátima-
dc.contributor.authorOliveira, Joana-
dc.contributor.authorFaria, Maria dos Anjos-
dc.contributor.authorCosta, Patrícia-
dc.contributor.authorRamalho, Sandra-
dc.contributor.authorGuedes, Sónia-
dc.date.accessioned2023-11-21T16:24:05Z-
dc.date.available2023-11-21T16:24:05Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationNeves, L., Peixoto, A., Fernandes, F., Oliveira, J., Faria, M. A., Costa, P., Ramalho, S., & Guedes, S. (2009). Trabalho experimental no 1ºCEB: Concepções e práticas de professores. In F. Paixão & F. R. Jorge (Eds.), Educação e Formação: Ciência, Cultura e Cidadania. Actas XIII Encontro Nacional de Educação em Ciências (pp. 556-567). Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco. https://apeduc.ipcb.pt/wp-content/uploads/2022/06/Livro_Actas-XIII-Enec.pdfpt_PT
dc.identifier.isbn978-989-95831-2-2-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/3740-
dc.description.abstractA comunicação que se apresenta respeita a uma fase preliminar de um estudo mais alargado que visa identificar concepções e práticas dos professores do 1CEB do distrito de Viana do Castelo relativamente ao trabalho experimental (TE), tendo em vista a avaliação do impacto do Programa de Formação em Ciências Experimentais para Professores do 1CEB (PFPEEC ) na evolução/mudança dessas concepções e práticas. Os dados obtidos através da aplicação de um inquérito a um grupo restrito de professores não permitem inferir a existência de uma relação causa efeito entre estas duas variáveis, já que o número de respondentes não envolvidos na formação foi escasso e não se observaram diferenças significativas entre os dois grupos. A frequência de realização de TE nas escolas envolvidas fica aquém do que se seria desejável, sendo ainda questionável se o que realizam são actividades em que há controlo e manipulação de variáveis ou apenas actividades com manipulação de materiais. Isto, porque a maior parte dos respondentes aponta o manual escolar como principal fonte na preparação dessas aulas, e é sabido que esses recursos condicionam o tipo de actividades práticas realizadas em contexto de sala de aula e geralmente não incluem actividades tipo TE. Os resultados obtidos sugerem a necessidade de reformular o questionário antes de o utilizar no estudo principal, recorrendo a instrumentos diversificados de recolha de dados de modo a aferir da realidade das práticas e, consequentemente, concluir sobre o impacto da frequência do PFPEEC.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherEscola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Brancopt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectCiênciaspt_PT
dc.subjectTrabalho experimentalpt_PT
dc.subjectFormação contínuapt_PT
dc.subject1CEBpt_PT
dc.titleTrabalho experimental no 1ºCEB: concepções e práticas de professorespt_PT
dc.typeconferenceObjectpt_PT
dc.date.updated2022-11-15T18:41:28Z-
dc.description.versionC917-B3FD-1A62 | Maria Luísa Vieira das Neves-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
dc.identifier.slugcv-prod-628638-
dc.relation.publisherversionhttps://apeduc.ipcb.pt/wp-content/uploads/2022/06/Livro_Actas-XIII-Enec.pdfpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
degois.publication.firstPage556pt_PT
degois.publication.lastPage567pt_PT
degois.publication.titleXIII Encontro Nacional de Educação em Ciências: Ciência, Cultura e Cidadaniapt_PT
degois.publication.locationCastelo Branco, Portugalpt_PT
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