Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3768
Title: O jogo de tabuleiro moderno como agente de socialização entre indivíduos cegos e não cegos no contexto do design inclusivo
Authors: Martins, João
Cabral, Ricardo
Pires, Rui David Ferreira
Keywords: Design inclusivo
Cegos
Braille
Jogos de tabuleiro modernos
Socialização
Inclusive design
Blind people
Braille
Modern board games
Socialization
Issue Date: 3-Nov-2023
Abstract: Este projeto direciona-se para a problemática da solidão e do abandono das pessoas portadoras de deficiência visual que, com a pandemia, se agravou. Este estudo pretende contribuir para combater esta problemática promovendo a sua inclusão através da criação de um jogo de tabuleiro moderno e inclusivo que sirva esse propósito. Este trabalho de investigação fundamenta-se e cruza os conceitos, Pattern language (Alexander, 1977) e os três níveis de design (Norman, 2004). O trabalho recorre a uma metodologia de investigação mista, intervencionista e não intervencionista, de base qualitativa e quantitativa. A investigação foi dividida em seis diferentes etapas, de modo a obter um maior foco no cumprimento dos objetivos principais do projeto e recorreu ao método cíclico de John Christopher Jones (Jones, 1992), que nos permite obter avanços e recuos no decorrer do projeto. O teste do protótipo do jogo resultou numa análise em que é possível observar que o jogo cumpre efetiva e particularmente cada um dos objetivos a que se propõe, tendo como foco a funcionalidade e usabilidade, que são possíveis nos parâmetros que foram delineados, não havendo quaisquer dificuldades a manejar os componentes do jogo, nem a jogá-lo. Para além disso podemos afirmar com segurança que relativamente no combate à problemática, o jogo demostrou ser um verdadeiro sucesso, pois a testante, pode ser vista de facto a aproveitar e desfrutar com grande alegria o momento que passou a jogá-lo e a socializar com o companheiro de jogo. Concluindo, com este projeto de investigação espera-se desencadear uma maior empatia para com os cidadãos cegos, pois foi possível demonstrar que projetos como este são de facto possíveis desde que haja alguém que acredite neles, pois os cegos estão tão recetivos a fazer parte de novas experiências quanto nós. Está nas mãos de que vê fazer o mundo um lugar melhor para quem não consegue ver.
This project addresses the problem of loneliness and abandonment of visually impaired people, which, with the pandemic, has worsened. This study aims to contribute to combating this problem by promoting their inclusion through the creation of a modern and inclusive board game that serves this purpose. This research work is based on and crosses the concepts, Pattern language (Alexander, 1977) and the three levels of design (Norman, 2004). The work uses a mixed research methodology, interventionist and non-interventionist, with a qualitative and quantitative basis. The investigation was divided into six different stages, in order to obtain a greater focus on fulfilling the main objectives of the project and resorted to the cyclical method of John Christopher Jones (Jones, 1992), which allows us to obtain advances and retreats during the course of the project. Testing the game's prototype resulted in an analysis in which it is possible to observe that the game effectively and particularly fulfills each of the objectives it proposes, focusing on functionality and usability, which are possible in the parameters that were outlined, with no difficulties handling the game's components and not even on playing it. In addition, we can safely say that in terms of combating the problem, the game proved to be a real success, as the tester can actually be seen enjoying with great joy the moment she spent playing it and socializing with the game companion. In conclusion, this research project is expected to trigger greater empathy towards blind citizens, as it was possible to demonstrate that projects like this are in fact possible as long as there is someone who believes in them, as blind people are so receptive to being part of new experiences as we do. It is in the hands of those who see making the world a better place for those who cannot see.
Description: Mestrado em Design Integrado na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3768
Appears in Collections:ESTG - Dissertações de mestrado

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