Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3829
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMonteiro, Lavícia-
dc.contributor.authorPontes, Adalgisa-
dc.date.accessioned2024-01-15T10:48:16Z-
dc.date.available2024-01-15T10:48:16Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationMonteiro, L., & Pontes, A. (2018). A arte do corpo e do movimento - um estudo em Cabo Verde. Diálogos com a Arte - Revista de Arte, Cultura e Educação, 8, 218-225. https://eseipvc.wixsite.com/dialogoscomaartept_PT
dc.identifier.issn2183-1726-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/3829-
dc.description.abstractO presente artigo expõe um estudo desenvolvido numa escola da cidade do Tarrafal, ilha de São Nicolau, em Cabo Verde com o objetivo de desenvolver a consciência corporal, explorando atividades relacionadas com o corpo e o movimento. A escola é um dos espaços que pode garantir ao aluno a oportunidade de ampliar e conhecer a sua própria cultura, participando ativamente em atividades relacionadas com a mesma. O próprio corpo dos alunos já carrega em si uma identidade própria, uma vontade de se sentir e expressar. Este estudo, de natureza qualitativa, surge da necessidade de compreender algumas lacunas ao nível da expressão corporal dos alunos do ensino básico. As vivências das várias gerações no que diz respeito à forte tradição de movimento corporal em contexto não formal não se reflete no contexto da escola. Pretende-se aqui partilhar uma experiência da qual os resultados apontam para a existência de problemas na Educação Artística no ensino básico que deve ser refletido no sentido de promover uma política clara para este setor no sistema educativo. ABSTRACT: This article presents a study developed at a school in the city of Tarrafal, São Nicolau Island, Cabo Verde, aiming the development of body awareness, exploring activities related to the body and movement. The school is one of the spaces that can guarantee to the student the opportunity to expand and get to know their own culture, participating actively in activities related to it. The students own body already carries within itself an identity of its own, a will to feel and express. This qualitative study arose from the need to understand some gaps in the corporal expression of basic education students since that the experiences of the various generations regarding the strong tradition of body movement in a non formal context is not reflected in the school context. Here it is intended to share an experience from which the results points to the existence of problems in artistic teaching in basic education that must be reflected in the direction of promoting clear policy for this sector of the education system.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherCIEC-UM; ESE-IPVCpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectEducação artísticapt_PT
dc.subjectSistema educativo Cabo-Verdianopt_PT
dc.subjectCorpo e movimentopt_PT
dc.subjectArtistic educationpt_PT
dc.subjectCabo-verdiano educational systempt_PT
dc.subjectBody and movementpt_PT
dc.titleA arte do corpo e do movimento - um estudo em Cabo Verdept_PT
dc.title.alternativeThe art of body and movement - a study in Cape Verdept_PT
dc.typearticlept_PT
dc.date.updated2024-01-04T09:26:48Z-
dc.description.versionB416-43A6-419A | Adalgisa Castro Maia Pontes-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
dc.identifier.slugcv-prod-583529-
dc.relation.publisherversionhttps://eseipvc.wixsite.com/dialogoscomaarte/anteriorespt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
degois.publication.firstPage218pt_PT
degois.publication.lastPage225pt_PT
degois.publication.issue8pt_PT
degois.publication.titleDiálogos com a Arte - Revista de Arte, Cultura e Educaçãopt_PT
degois.publication.locationViana do Castelo, Portugalpt_PT
Appears in Collections:ESE - Artigos indexados a outros indexadores

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A_arte_do_corpo_e_do_movimento_-_Um_estudo_em_Cabo_Verde.pdf861.71 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.