Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.11960/3830
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Barbosa, Ana | - |
dc.contributor.author | Barbosa, Gabriela | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-15T11:38:53Z | - |
dc.date.available | 2024-01-15T11:38:53Z | - |
dc.date.issued | 2019-07 | - |
dc.identifier.citation | Barbosa, A., & Barbosa, G. (2019). Aprendizagens em espaços não formais - olhares da (na) formação de professores. In A. Barbosa, A. Peixoto, E. Cunha, F. Fernandes, G. Barbosa, I. Vale, L. Fonseca, L. Saraiva, & L. Neves (Eds.), Livro de atas do VI Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos / Proceedings of the 1st International Conference on Teaching and Learning with Creativity from 3 to 12 years old (pp. 242–253). EdProf e Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. https://criaese.wixsite.com/cria2019 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8756-24-4 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11960/3830 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho pretende compreender o impacto em futuros professores do 1.º CEB de uma experiência de ensino e aprendizagem, realizada fora da sala de aula e numa perspetiva de integração curricular, durante o período de estágio. Foram formuladas as seguintes questões de investigação: Que dificuldades e potencialidades identificam no planeamento? Que dificuldades e potencialidades identificam na implementação de um trabalho desta natureza? Participaram neste estudo oito professoras estagiárias (PE), tendo-se adotado uma metodologia qualitativa. Os dados foram recolhidos através de um questionário, produções escritas e registos fotográficos. Os resultados permitiram perceber que ao nível do planeamento as PE apresentam como dificuldades: a gestão/dinâmica dos grupos e dos tempos das tarefas; a seleção de atividades em conformidade com as características do espaço; a seleção de uma temática de partida. As PE identificam que planear uma situação desta natureza é desafiante pela oportunidade de pensar dinâmicas de aprendizagem mais significativas; e a possibilidade de fazer interagir os alunos com o meio ambiente. Ao nível da implementação os resultados mostram que algumas das dificuldades sentidas no planeamento se repetem, nomeadamente a gestão do tempo das tarefas e o controle do comportamento dos alunos fora da sala de aula. A conexão entre as áreas parece facilitada e os alunos estiveram mais motivados e realizaram as atividades com maior satisfação do que a que apresentam habitualmente em sala de aula. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | EdProf e Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.subject | Formação inicial de professores | pt_PT |
dc.subject | Estágio | pt_PT |
dc.subject | Contextos não formais de aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Conexões | pt_PT |
dc.title | Aprendizagens em espaços não formais - olhares da (na) formação de professores | pt_PT |
dc.title.alternative | Learning in non-formal spaces - looks at (in) teacher training | pt_PT |
dc.type | conferenceObject | pt_PT |
dc.date.updated | 2023-12-30T19:06:57Z | - |
dc.description.version | 0D1E-4824-1244 | Ana Cristina Coelho Barbosa | - |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
dc.identifier.slug | cv-prod-855635 | - |
dc.relation.publisherversion | https://criaese.wixsite.com/cria2019 | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
degois.publication.firstPage | 242 | pt_PT |
degois.publication.lastPage | 253 | pt_PT |
degois.publication.title | Livro de atas do VI encontro ensinar e aprender com criatividade dos 3 aos 12 anos / Proceedings of the 1st international conference on teaching and learning with creativity from 3 to 12 years old | pt_PT |
degois.publication.location | Viana do Castelo, Portugal | pt_PT |
Appears in Collections: | ESE - Artigos em conferência |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
_11_CRIA2019-Barbosa_Barbosa-2019.pdf | 814.51 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.