Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3830
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBarbosa, Ana-
dc.contributor.authorBarbosa, Gabriela-
dc.date.accessioned2024-01-15T11:38:53Z-
dc.date.available2024-01-15T11:38:53Z-
dc.date.issued2019-07-
dc.identifier.citationBarbosa, A., & Barbosa, G. (2019). Aprendizagens em espaços não formais - olhares da (na) formação de professores. In A. Barbosa, A. Peixoto, E. Cunha, F. Fernandes, G. Barbosa, I. Vale, L. Fonseca, L. Saraiva, & L. Neves (Eds.), Livro de atas do VI Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos / Proceedings of the 1st International Conference on Teaching and Learning with Creativity from 3 to 12 years old (pp. 242–253). EdProf e Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. https://criaese.wixsite.com/cria2019pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8756-24-4-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/3830-
dc.description.abstractEste trabalho pretende compreender o impacto em futuros professores do 1.º CEB de uma experiência de ensino e aprendizagem, realizada fora da sala de aula e numa perspetiva de integração curricular, durante o período de estágio. Foram formuladas as seguintes questões de investigação: Que dificuldades e potencialidades identificam no planeamento? Que dificuldades e potencialidades identificam na implementação de um trabalho desta natureza? Participaram neste estudo oito professoras estagiárias (PE), tendo-se adotado uma metodologia qualitativa. Os dados foram recolhidos através de um questionário, produções escritas e registos fotográficos. Os resultados permitiram perceber que ao nível do planeamento as PE apresentam como dificuldades: a gestão/dinâmica dos grupos e dos tempos das tarefas; a seleção de atividades em conformidade com as características do espaço; a seleção de uma temática de partida. As PE identificam que planear uma situação desta natureza é desafiante pela oportunidade de pensar dinâmicas de aprendizagem mais significativas; e a possibilidade de fazer interagir os alunos com o meio ambiente. Ao nível da implementação os resultados mostram que algumas das dificuldades sentidas no planeamento se repetem, nomeadamente a gestão do tempo das tarefas e o controle do comportamento dos alunos fora da sala de aula. A conexão entre as áreas parece facilitada e os alunos estiveram mais motivados e realizaram as atividades com maior satisfação do que a que apresentam habitualmente em sala de aula.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherEdProf e Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelopt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectFormação inicial de professorespt_PT
dc.subjectEstágiopt_PT
dc.subjectContextos não formais de aprendizagempt_PT
dc.subjectConexõespt_PT
dc.titleAprendizagens em espaços não formais - olhares da (na) formação de professorespt_PT
dc.title.alternativeLearning in non-formal spaces - looks at (in) teacher trainingpt_PT
dc.typeconferenceObjectpt_PT
dc.date.updated2023-12-30T19:06:57Z-
dc.description.version0D1E-4824-1244 | Ana Cristina Coelho Barbosa-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
dc.identifier.slugcv-prod-855635-
dc.relation.publisherversionhttps://criaese.wixsite.com/cria2019pt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
degois.publication.firstPage242pt_PT
degois.publication.lastPage253pt_PT
degois.publication.titleLivro de atas do VI encontro ensinar e aprender com criatividade dos 3 aos 12 anos / Proceedings of the 1st international conference on teaching and learning with creativity from 3 to 12 years oldpt_PT
degois.publication.locationViana do Castelo, Portugalpt_PT
Appears in Collections:ESE - Artigos em conferência

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
_11_CRIA2019-Barbosa_Barbosa-2019.pdf814.51 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.